Hoje é o Dia de S. Bento e há melhorias no recinto

11 de julho é Dia de S. Bento, Padroeiro de Vizela e Padroeiro da Europa. A Romaria de S. Bento é a mais impactante festa religiosa do concelho e, consequentemente, aquela que mais pessoas arrasta. Esta quinta-feira já é visível, nas ruas, a quantidade de pessoas que sobem até ao Monte de S. Bento, uns pela devoção, outros atraídos pelos convívios de famílias e amigos. Na Romaria de S. Bento das Peras cabem essas duas dimensões.

O responsável pela Confraria garante estar tudo preparado para receber os milhares de fiéis que, ano após ano, se deslocam ao Monte de S. Bento das Peras em dias de Romaria. “Já estamos habituados a isto”, diz Xavier de Freitas, apontando o trabalho prévio, feito com antecedência, e que envolve “muitas pessoas que trabalham no Santuário”, mas também as reuniões com a Guarda Nacional Republicana, com os Bombeiros Voluntários de Vizela, os Escuteiros e com a Proteção Civil Municipal. Em termos de trânsito, vai manter-se a orientação das últimas edições. Quando se atinge a placa identificativa do Clube Turístico e Desportivo de Vizela, os veículos são obrigados a virar à direita e quem vem do Santuário desce pela Rua de S. Bento, isto é, nesta área o trânsito é de sentido único.

Nesta 59ª edição, haverá mais oferta de área de alimentação, a iluminação foi melhorada e há mais pontos de água, alterações que vêm trazer condições superiores a quem visita o local.

Transporte público

 

Haverá autocarros a fazer a ligação entre Vizela e o S. Bento esta quinta-feira e domingo. Em Vizela, a paragem é junto à GNR. Esta quinta-feira, a primeira viagem sai de Vizela às 08h00 e a última às 17h30. O último autocarro a sair de S. Bento é às 18h00. No domingo, 14 de julho, dia “principal” da romaria, há mais horários disponíveis. Durante a manhã, as viagens serão de quinze em quinze minutos, passando, de tarde, para um intervalo de 30 em 30 minutos. No domingo, a primeira viagem parte de Vizela às 07h30; já a última viagem com partida do S. Bento é às 18h30.

PUB___