Greve do pessoal não docente fecha escolas em Vizela
Esta quinta-feira, 31 de outubro, os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública, estão em greve. Esta paralisação irá acontecer também no dia 04 de novembro, ou seja, na próxima segunda-feira.
Uma greve que já produziu efeitos nas escolas de Vizela. No Agrupamento de Escolas de S. Bento, dos 62 funcionários regista-se uma adesão na ordem dos 60%. O Centro Escolar de S. Miguel não abriu portas esta manhã e a Escola Básica e Secundária de S. Bento apenas está a funcionar de forma parcial.
Já no Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, do total dos 52 funcionários verifica-se a ausência de 14, uma adesão à greve a rondar os 24%. A Escola Secundária de Vizela encerrará às13h20, porque não é possível garantir o funcionamento da cantina. De portas abertas está a EB 2,3 de Vizela, mas com alguns serviços a sofrer condicionamentos ao longo do dia, tal como poderá acontecer com algumas escolas do 1ª Ciclo, embora estejam todas abertas neste Agrupamento.
No que diz respeito especificamente ao setor da Educação, os Sindicatos pedem a criação do estatuto do pessoal de ação educativa.