“Gestor Saúde” nasce e quer abranger todos os que precisam

Parcerias com empresas podem ser fulcrais para que todos possam usufruir dos serviços que precisam.

O Centro Social de Nespereira lançou publicamente, esta terça-feira, dia 22, o “Gestor Saúde”, um projeto desenvolvido através do “Programa Prémio Caixa Social”, em resposta aos reais e preocupantes problemas identificados nos idosos e nos dependentes, no trabalho no exterior feito pela instituição. De entre 600 candidaturas, uma das vencedoras foi esta e o “Gestor Saúde” é para implementar nos concelhos de Guimarães e de Vizela.

O objetivo passa por garantir a manutenção da qualidade de vida e a estabilidade no seio familiar do seu público-alvo, para evitar ou retardar o recurso a lares ou hospitais, que muitas vezes não têm resposta. E o publico alvo, frisou Luísa Pedroso, diretora geral, não são apenas idosos, mas dependentes. Na prática, o “Gestor Saúde” assegura serviços de saúde no domicílio em diferentes áreas, consoante as necessidades dos utentes, desde a medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, terapia da fala e terapia ocupacional, sempre numa metodologia de trabalho em equipa. Além de prestar apoio a quem depende, combatendo a solidão e o abandono, este programa - levou inclusive o banco Caixa Geral de Depósitos a galardoá-lo com o Prémio Caixa Social 2022 – vista também apoiar o cuidador, uma vez que estará disponível sete dias por semana.

Alguns mecenas apadrinham o “Gestor Saúde” e são muitos os empresários ligados às mais variadas vertentes que se associaram a este projeto e porquê? Porque este programa é pago, e, tal como disse Luísa Pedroso, os serviços ligados à saúde não são baratos. Mas o Centro Social de Nespereira diz que o objetivo é não deixar ninguém de fora, mesmo aqueles utentes mais necessitados. “Daí termos chamado até nós as empresas, vamos precisar de levar este projeto a toda a gente sem exceção. As empresas podem olhar para este projeto, quando surgirem pessoas sem poder financeiro para o solicitar, e estarem presentes para apoiar, servir e proporcionar estes cuidados de saúde aos mais necessitados”, explicou aos jornalistas.

Paula Oliveira, vereadora da Ação Social na Câmara de Guimarães, marcou presença na apresentação deste projeto, visivelmente satisfeita por “testemunhar o momento”: “Sem dúvida que este projeto marca a diferença. É um orgulho para Guimarães, Nespereira e Vizela também e é um desafio, mas esta casa está preparada e habituada. Não tenho dúvidas de que a comunidade está mais rica com este projeto”.

Referiu ainda Luísa Pedroso que, a presença de instituições de Guimarães e de Vizela, é importante porque “o objetivo é que nos ajudem neste processo, mas que repliquem o projeto onde se inserem para dar respostas a quem precisa”. Mais informações sobre o Gestor Saúde podem ser consultadas em www.gestorsaude.pt.

PUB___

MAIS NOTÍCIAS___

Rádio Vizela - Animação em Lustosa neste sábado

Animação em Lustosa neste sábado

25 de Novembro I Radio Vizela

Rádio Vizela - Banco Alimentar Contra a Fome com nova campanha

Banco Alimentar Contra a Fome com nova campanha

25 de Novembro I Ângela Fernandes