Formação está hoje entregue aos “heróis sem capa”

Centro Qualifica de Vizela procedeu à entrega de diplomas e certificados.

Na passada sexta-feira, dia 13, o Centro Qualifica de Vizela, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, realizou a entrega de diplomas e certificados do curso EFA (Tipo C), dos Percursos de Formação Modular (UFCD) e dos processos de reconhecimento de competências (RVCC) que decorreram durante o ano letivo de 2017/2018. O evento decorreu na Escola Secundária de Vizela e contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vizela, Agostinha Freitas, do diretor deste Agrupamento, Abílio Costa, e do Coordenador do Centro Qualifica, Luís Vila. Este último destacou “o enorme empenho da equipa de formadores/as e técnicos/as que apoiaram os/as candidatos/as para além daquilo que lhes era exigido”. Agradeceu também a presença da vereadora da Educação do município de Vizela e do diretor do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela que “tem sido de grande importância no apoio à formação de adultos neste concelho”.

Por sua vez, a vereadora da Educação centrou o seu discurso na importância da Aprendizagem ao Longo da Vida, frisando que todos devem voltar à escola, sempre que precisam aprender algo novo, enaltecendo de forma muito especial o papel dos formadores e professores, “heróis sem capa”, que todos os dias trabalham arduamente, formando os cidadãos e os profissionais das mais diversificadas áreas.

Também o diretor do Agrupamento de Escolas de Vizela destacou a importância de voltar à escola, especialmente pelo facto de muitos adultos serem pais e darem, desta forma, um enorme exemplo de valorização da escola aos seus filhos. Neste sentido, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Centro Qualifica desta escola que continua a dar resposta à necessidade de qualificação dos cidadãos, ajudando-os a concluir percursos que, pelas mais diversas razões, ficaram incompletos.

De seguida, foram chamados os formandos dos Percursos de Formação Modular, na área de Eletrónica e de Secretariado, cujos formadores entregaram os certificados de conclusão das 100h de formação modular certificada.

Também foram chamados os formandos do Curso EFA (Tipo C) para receber do seu mediador os seus diplomas de conclusão do ensino secundário (12ºano).

Por fim foram chamados os candidatos dos processos de RVCC de Nível Básico e de Nível Secundário, que também receberam os seus diplomas. Na totalidade foram atribuídos 63 diplomas e certificados.

Seguidamente, um candidato de RVCC, que concluiu recentemente o seu processo de reconhecimento de competências de nível secundário, deu o seu testemunho acerca da importância da aprendizagem al longo da vida. Nesta intervenção, Ernesto Magalhães salientou a satisfação de concluir o processo que, não sendo fácil, foi muito apoiado pelos formadores, descobrindo que havia coisas que não tinha consciência de serem suas competências.