Festas da Cidade: Hoje há Encontro Internacional de Bombos

Promovido pela Família Peixoto, em parceria com a Câmara Municipal.

Será esta noite, às 21h00, que decorrerá o Encontro Internacional de Bombos Cidade de Vizela. O evento está integrado no programa das Festas da Cidade e contará com a participação de 13 grupos, quatro dos quais da Galiza, Espanha.

Anselmo Peixoto, presidente da Associação Musical e Recreativa Família Peixoto, que organiza este encontro em parceria com a Câmara Municipal de Vizela (CMV), espera que este seja “um evento marcante” para a cidade. À frente da organização está Simão Ferreira, vice-presidente da Família Peixoto, que quis destacar o facto de este encontro se realizar no ano em que a associação assinala 15 anos, que serão comemorados a 04 de setembro, mas também porque completa 15 anos que pela primeira vez se realizou este encontro de bombos, precisamente no decorrer das Festas da Cidade. Em Vizela vão estar entre 350 a 400 pessoas a tocar bombo, o que envolve uma grande logística. No decorrer da apresentação, que aconteceu na segunda-feira, dia 25, Simão Ferreira também quis sublinhar que a Família Peixoto procurou organizar um evento com grupos diversificados, que não fossem apenas da região. Aliás, integra o programa a participação daquele que será o grupo de bombos mais antigos do país, com cerca de 300 anos de existência. Estamos a falar do Grupo de Bombos Mareantes do Rio Douro que, segundo Simão Ferreira, integra a candidatura dos bombos a património imaterial da UNESCO. É também objetivo, disse, que no próximo ano Vizela receba um Congresso de Bombos, que este ano irá decorrer em Mafra.

O Encontro Internacional de Bombos Cidade de Vizela vai iniciar com um desfile, às 20h30, desde o Parque das Termas em direção à Praça da República, onde cada grupo terá a oportunidade de atuar, a partir das 21h00.

PUB___