Fernando Daniel com espetáculo esta noite em Vilarinho

Começaram ontem as Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário, em Vilarinho. Mas até o programa estende-se até segunda-feira.

É uma reivindicação da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, um espaço em que seja possível trabalhar nas iniciativas de angariação de fundos. Jorge Faria, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, vai procurar corresponder às expetativas da comissão para as festividades de 2023.

Jorge Faria é o primeiro a sublinhar “o trabalho árduo” das Comissões de Festas. Ele próprio já fez parte de um elenco e, por isso mesmo, reconhece a dedicação de todos para que as Festas de Nossa Senhora do Rosário se realizem. “Depois de dois anos sem festa, todos nós precisamos disto, claro que são pessoas que têm fé, mas a festa em si também é importante para as pessoas conviverem”, diz o autarca.

Mas a Comissão de Festas pede o apoio da Junta e da Câmara Municipal de Santo Tirso para que se encontre um local que sirva de sede a esta organização. Jorge Faria sublinha que “esse pedido foi feito somente este ano”. O presidente da Junta de Freguesia reconhece essa necessidade: “Ficamos de avaliar a situação, a única possibilidade seria na escola de Paradela, arranjar lá um espaço, porque as outras estão cedidas aos escuteiros”. Poderá passar por aí a resolução do problema, no entanto para Jorge Faria o ideal seria reunir as condições necessárias junto ao mosteiro.  O autarca lembra a importância de adquirir o edifício contíguo ao mosteiro, mas também parte do terreno onde se realiza o arraial. “A própria Comissão de Festas teria ali um espaço para poder trabalhar, o futuro não poderá ser outro, a pandemia complicou-nos a vida, mas penso que isso será possível um dia”.

Vilarinho “merece este destaque” e, refere, “quantas mais pessoas estiverem melhor, é e por isso deixo o apelo às pessoas para participarem na festa, vai valer a pena”.

Do programa deste ano das festas, ontem Rosinha subiu ao palco, mas esta noite será a vez de atuar o cabeça de cartaz, Fernando Daniel. Confira o restante programa:

 

 

Programa

 

Sábado, dia 14

07h00 – Alvorada com salva de morteiros

08h00 – Entrada do Grupo de Bombos S. Gonçalo de Eiriz que vai percorrer a freguesia

18h00 – Missa solene na Igreja Nova

20h30 – Recitação do terço na Capela de Nossa Senhora das Dores

21h00 – Saída da procissão de velas da Capela da Senhora das Dores até ao Mosteiro

21h30 – Espetáculo de Fábio Kasanova

23h00 – Espetáculo de Fernando Daniel

00h00 – Grandiosa sessão de fogo de artifício

 

Domingo, dia 15

08h00 – Entrada da Banda Filarmónica da Lixa

11h00 – Missa solene – com transmissão na Rádio Vizela

15h30 – Recitação do terço

16h00 – Procissão solene

18h30 – Despedida da Banda Filarmónica da Lixa com passagem de testemunho à nova Comissão de Festas

20h30 – Grande sessão de fogo de artifício

 

Segunda-feira, dia 16

20h00 – Recitação do terço e missa solene com procissão de velas, do Mosteiro em direção à Capela de Nossa Senhora das Dores

PUB___