Felgueiras promove “Conversas com sabor a pão de ló”

A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover “Conversas com sabor a pão de ló”, num evento a realizar no dia 03 de março, e que assinala as comemorações dos 200 anos do nascimento de Leonor Rosa da Silva.

O evento cultural inicia às 15h00 com uma visita ao espaço de Exposições “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro”, segue-se a inauguração da exposição dedicada ao bicentenário de Leonor Rosa da Silva, denominada “Leonor Rosa, a doceira de Margarida” e que ficará patente na Praça da República.

A completar toda esta ação dedicada à mulher empreendedora de Felgueiras, Leonor Rosa da Silva, segue-se uma visita orientada à fábrica do Pão de Ló de Margaride, onde será possível descobrir o processo de fabrico e aprofundar o conhecimento da receita e modos de fazer este doce tão identitário dos felgueirenses.

O momento será enriquecido com uma conferência “Conversas com sabor a pão de ló”, dirigida pela professora Anabela Ramos, especialista em história social que permitirá levar ao conhecimento de todos a importância deste doce tão apreciado: O Pão de Ló, produzido em Margaride há mais de dois séculos.

De salientar que este evento pode ser considerado o mote para a apresentação do emblemático Festival do Pão de Ló / Mostra Internacional de Doçaria Tradicional, que já vai na XIV edição e que este ano se realizará de 22 a 24 de março, na Praça Dr. Machado de Matos.

 

PROGRAMA:

15:00 - Visita à Exposição “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro”

16:00 - Inauguração da Exposição “Bicentenário de Leonor Rosa da Silva” – Jardins da Praça da República

16:30 - Visita à fábrica do Pão de Ló de Margaride e Conferência com a historiadora Anabela Ramos

PUB___