FC Vizela lançou campanha “Neste Natal Fazemos Diferente”
Presidente da SAD Joaquim Ribeiro e Samu apresentaram ação que decorrerá ao longo de 25 dias
O FC Vizela lançou esta quinta-feira a Campanha denominada: “Neste Natal Fazemos Diferente”, que será assente em quatro grandes temas “abolir o insulto, os comportamentos discriminatórios, o fair play e a inclusão”. Trata-se de uma campanha que estará em vigor ao longo de todo o mês de dezembro,com várias iniciativas para promover os valores propostos. A campanha é um apelo aos adeptos e comunidade para transformar o espírito do futebol e vai decorrer diariamente, ao ritmo do calendário do advento natalício, ou seja, 25 dias, 25 ações, todas elas com o envolvimento de todos os jogadores do plantel, que curiosamente são 25.
O grande propósito é o de inspirar uma mudança significativa na cultura do futebol, promovendo os valores da ética e do fair play, combate à violência e intolerância no futebol, tornando-o um espaço onde todos se sintam bem-vindos e respeitados.
A campanha contará com ações de sensibilização, com a articulação de iniciativas de fair play com clubes adversários, com a entrega de materiais a instituições de cariz social e visita a instituições de caráter social. Haverá ainda ações de promoção de boas práticas e fair play dentro e fora de campo, para assim criar um ambiente desportivo mais ético, inclusivo e respeitoso, onde os valores positivos prevaleçam. Estes são os propósitos da campanha, que foram reforçados pelas palavras de Joaquim Ribeiro e de Samu, que estiveram na Sala de Imprensa dos vizelenses para lançar a iniciativa.
O presidente da SAD do FC Vizela destacou que “este momento natalício é especial para todos nós e vai-nos permitir fazer mais uma vez a diferença em relação às boas praticas que devemos ter no futebol. A ideia é fazer bem e fazê-lo sempre. Todos juntos podemos tornar o futebol num ambiente melhor para todos no estádio e até para quem não pode vir ao estádio, com as iniciativas que vamos levar a outros locais”.
Joaquim Ribeiro salientou que a responsabilidade é de todos, para tornar o futebol, mais positivo a todos os níveis.
“A responsabilidade que temos é a de estar sempre ligados a ações deste tipo, será tempo para praticar o bem e fazer coisas positivas. Quero que as pessoas se sintam bem no estádio, e é com este tipo de iniciativas contribua para cada minimizarmos ações que condenamos. Estou orgulhoso por esta iniciativa e no futuro podemos ter muitas mais”.
Samu: “Jogadores estão disponíveis para contribuir”
O capitão do FC Vizela já colocou hoje, e de forma simbólica a primeira placa alusiva à campanha, 25 placas em forma de camisola do clube, todas com uma mensagem, que serão espalhadas pelo estádio, como forma de perpetuar esta campanha no tempo.
Samu considerou que se trata “de uma iniciativa importante”. E como tal a sua presença no lançamento da mesma “é um sinal de que estamos todos disponíveis para ajudar. No futebol, que sabemos move multidões, conseguimos chegar a mais gente e mobilizar mais gente”. E alertar para algumas más praticas nunca é demais: “É bastante importante, porque no futebol já todos vimos situações menos positivas, e nunca é demais lembrar o que é importante. Da nossa parte, todos estamos disponíveis para dar o nosso contributo.
O jogador entende que é fundamental banir e mudar alguns comportamentos dos estádios: “O que se procura no futebol é a diversão, o entretenimento e o fair play e afastar de vez algumas situações, como vemos muitas vezes. O mais importante é saber ganhar e saber perder”, destacou.