Famalicão prepara instalação provisória para escola de Joane

Com o arranque da intervenção na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado previsto para o início do segundo período do ano letivo, a Câmara Municipal de Famalicão deu início à empreitada que visa a execução das instalações provisórias pensadas para acolher alunos, professores e funcionários da escola da vila de Joane durante o período da obra.

As instalações temporárias ficarão situadas num terreno alugado pela autarquia para o efeito, localizado na Avenida dos Laborins, perto do recinto da Feira Semanal de Joane.

Os trabalhos previstos no terreno onde serão instalados os módulos pré-fabricados estão a cargo da empresa José Moreira Fernandes & Filhos, resultam de um investimento municipal na ordem dos 362 mil euros e implicam trabalhos de movimentação de terras, execução de trabalhos de construção civil para sustentação dos monoblocos, infraestruturas elétricas, redes de abastecimento de água, águas pluviais e saneamento. 

Recorde-se que a tão reclamada requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, implicará um investimento total (obra e apetrechamento) a rondar os 20 milhões de euros, com parte deste valor a ser comparticipado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com o projeto de execução, para além da intervenção nos edifícios existentes e da construção de novos espaços, está também prevista a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.

A par desta empreitada, a autarquia assegura também a aquisição e instalação dos módulos pré-fabricados que albergarão as diversas valências da escola, num investimento municipal de 1.4 milhões de euros.

Construída no início dos anos 80, a Secundária Padre Benjamim Salgado é atualmente constituída por três blocos de ensino (A, B e C), um bloco desportivo e um bloco administrativo. 

Nos blocos de ensino existentes serão feitas alterações nos espaços interiores, de forma a capacitar a escola de uma maior e mais variada oferta formativa. Será construído um edifício contíguo ao Bloco C, denominado por Oficina Didática. Comum aos três blocos serão ainda feitas alterações de forma a permitir a interligação com um novo bloco de ensino (D) e a substituição da cobertura existente. 

No Bloco Administrativo a intervenção será de maior profundidade, estando prevista a construção de um novo auditório, uma nova biblioteca e a remodelação e reorganização dos espaços existentes de forma a adaptar o edifício à nova realidade da escola. Para além destes novos espaços, a zona do polivalente, cozinha e refeitório será também reorganizada. 

O Bloco Desportivo existente será mantido, mas adaptado a um novo bloco contíguo que será composto, sobretudo, por balneários, ginásio e salas de apoio. 

O aumento do desempenho energético do edifício e uma intervenção sustentável foram, de acordo com a memória descritiva, os principais fatores tidos em conta no desenvolvimento do projeto.

PUB___