Estudantes de Vizela envolvem-se na reflorestação

Alunos do Agrupamento Escolas de Vizela estiveram hoje no Monte de S. Bento.

Esta manhã, subiram ao monte do padroeiro meia centena de estudantes que integram o Agrupamento Escolas de Caldas de Vizela, sendo que no próximo dia 01 de fevereiro será a vez dos alunos do Agrupamento de Escolas de S. Bento, uma vez que o desafio foi lançado a ambas as estruturas de ensino. “Tendo em conta que os mais crescidos já vêm naturalmente, temos de aproveitar este tipo de iniciativa para atrair os mais novos e dar-lhes o sentido de propriedade, até porque plantam as árvores e depois, ao longo do tempo, vão monitorizá-las”, explicou Fátima Pereira da Confraria, que esteve no local a explicar o processo aos protagonistas desta ação.

A professora Silvia Lemos referiu, entretanto, que o Agrupamento aproveitou este desafio lançado pela Confraria “para conciliar esta iniciativa a uma outra que decorre no âmbito do Eco Escolas”: “Temos um projeto que passa por fazer um eco trilho e aliamos isso a esta iniciativa. Viemos a pé monte acima também para contactarmos de perto com o percurso e foi muito giro. É importante o contacto com a natureza, sairmos da sala de aula e vir para o terreno”.

Presente esteve também o presidente da Confraria de S. Bento, Xavier de Freitas. Mostrou-se agradado pela envolvência da comunidade na reflorestação do monte do padroeiro, uma das principais bandeiras quando assumiu a presidência. Em declarações à Rádio Vizela, falou dos próximos passos a implementar no recinto e que passam pela pavimentação da nova via que circunda o santuário, que será uma realidade em março. Xavier de Freitas disse ainda que o grande projeto para o Monte de S. Bento, que está a cargo do arquiteto Filipe Costa, será apresentado antes da grande romaria de julho.

No próximo dia 01 de fevereiro, quarta-feira, será a vez dos alunos do Agrupamento Escolas de S. Bento - Infias, procederem à plantação de árvores autóctones.

 

PUB___