Este domingo assinalam-se os 650 anos do Tratado de Tagilde
A mais antiga aliança entre dois países (Portugal e Inglaterra) está a ser comemorada. Confira o programa
Fará este domingo, dia 10 de julho, 650 anos da assinatura do Tratado de Tagilde. Foi a 10 de julho de 1372 que, na Igreja de S. Salvador de Tagilde, o Rei D. Fernando I de Portugal firmou com o Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra, um tratado de “amizades e alianças para sempre duradouras” em que prometeram serem “bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros” (Tratado de Tagilde, Artigo Primeiro, 1372), escreve o município de Vizela, em nota de imprensa. Para assinalar o momento, mais tarde, neste local, foi depois implantado, a 10 de julho de 1953, um Padrão no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.
O Tratado de Tagilde deu início à mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países, sendo depois consolidado com o Tratado de Londres (16 de julho de 1373) e o Tratado de Windsor (de 09 de maio de 1386), culminando, assim, as negociações entre os dois países, com a assinatura de um tratado de amizade perpétua e mútua assistência.
Sessão solene este domingo em Tagilde
Este ano, em 2022, assinalam-se os 650 anos da assinatura do Tratado de Tagilde e as comemorações oficiais estão já a decorrer, dividindo-se, sobretudo, entre Braga e Vizela. O ponto alto acontece este domingo, dia 10 de julho. Pelas 10h00, na Sé Catedral de Braga, haverá uma eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, celebração que será cantada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido por Owen Rees.
O programa prossegue no concelho de Vizela, onde irá decorrer a sessão solene e uma recreação história da assinatura do Tratado de Tagilde. Vai decorrer no Largo da Igreja de Tagilde, pelas 11h30, e contará com as presenças de um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, do embaixador britânico em Portugal, Chris Sainty, da presidente de Portugal-UK 650, Maria João Araújo, e do presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), António Ferreira. Terminada a sessão solene, na Quinta del Rei decorrerá um almoço. O programa conta ainda com a atuação do Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford e da Orquestra da Universidade do Minho. O concerto vai ter lugar na Praça da República, pelas 18h00 deste domingo. Ontem à noite, neste mesmo local, sublinhar o espetáculo de Sofia Escobar e da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.
Este sábado haverá uma Gala Solidária em Braga
Mas as comemorações oficiais já estão a decorrer desde quarta-feira, com o Congresso Interdisciplinar da Aliança Luso-Britânica: “Balanço do Passado e perspetivas de futuro”, a decorrer, até este sábado, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.
Ainda em Braga, na Praça da República, decorrerão, ao longo de todo o dia, atividades de rua organizadas pela Embaixada britânica. À noite, haverá uma Gala Solidária, no Theatro Circo, também na cidade dos arcebispos. Irá contar com solistas da English National Ballet, que vão estrear uma nova obra sobre a Aliança Luso-Britânica com coreografias de Renato Peroni de Castro. A cerimónia vai contar também com o Coro do Queens’s College da Universidade de Oxford e com a Orquestra da Universidade do Minho. Atuará o Quinteto de Sopros da Band of the Coldstream Guards, entre outros. Os donativos revertem a favor da ANDI – Associação Novo Diálogo (www.andi.ngo), podem ser feitos por transferência bancária ou MBWay.
Referir ainda que Coro do Queens’s College da Universidade de Oxford está em Portugal para participar nestas comorações os 650 anos do Tratado de Tagilde. Neste âmbito, já atuou no dia 07 em Braga, onde também terá duas atuações este sábado, uma delas na Praça do Município, às 17h30, e logo mais no Theatro Circo, às 21h30. Amanhã irá cantar na eucaristia na Sé Catedral e ao final da tarde em Vizela, na Praça da República. Depois estarão em Sintra, dia 12, em Lisboa a 13, em Coimbra no dia 14 e a fechar, o Porto, no dia 15. A entrada para todos os espetáculos é livre.