Deverá arrancar em breve a construção de rotunda na VIM

A construção de uma rotunda na Via Intermunicipal (VIM) deverá arrancar em breve.

A nova rotunda vai surgir no entroncamento de acesso a S. Martinho do Campo, em Santo Tirso, e já é visível, no local, que o estaleiro da obra está a ser montado. Também a placa informativa da empreitada já foi colocada no local. “Ligação de Vila Nova do Campo à Estação Ferroviária de Lordelo – Fase 1 (rotunda na VIM), uma obra para todos”, refere a Câmara de Santo Tirso, que será a responsável pela empreitada. A obra está orçamentada em 1.016.292,31 euros e foi adjudicada à empresa Higino Pinheiro & Irmão, S.A..

O projeto de construção de uma nova ligação entre a freguesia de Vila Nova do Campo e a estação ferroviária de Lordelo, em Guimarães, foi apresentado à população de Vila Nova do Campo, em março de 2023, no decorrer da iniciativa Presidência Mais Próxima. A obra vai servir três freguesias e resolver a elevada sinistralidade no entroncamento da VIM com a Estrada Municipal 644.

O objetivo passa também por promover a requalificação do troço da VIM que atravessa o Município de Santo Tirso, numa extensão de 4,2 quilómetros.

A nova ligação à estação ferroviária de Lordelo vai implicar a criação de uma rotunda, no entroncamento com a EM 544 e a construção de uma ponte sobre o rio Vizela, implicando um investimento total de 2,7 milhões de euros, que servirá as freguesias de Vila Nova do Campo, Vilarinho e Roriz.

Os custos da nova rotunda serão assumidos pela Câmara Municipal de Santo Tirso e, aquando da apresentação do projeto, Alberto Costa, presidente do Município tirsense, referia que a obra teria um prazo de execução de 12 meses.

“Simultaneamente, uma das alterações mais importantes prende-se com a construção de um arruamento exclusivamente destinado à saída de S. Martinho do Campo, em direção a Vilarinho”, destacou nessa ocasião ainda Alberto Costa, acrescentando que “o objetivo é retirar trânsito da rotunda, ou seja, quem quiser ir em direção a Vilarinho não tem de ir à rotunda”.

A segunda fase do projeto da nova ligação à estação ferroviária de Lordelo só irá arrancar após a conclusão da primeira fase. Em causa está a construção de uma nova ponte sobre o rio Vizela, que Alberto Costa descreveu como “um projeto de grande envergadura, envolvendo o diálogo com a Câmara Municipal de Guimarães e com o Governo”, tendo em conta os cerca de 1,6 milhões de euros necessários para a sua concretização.

“Santo Tirso comprometeu-se a contratar a elaboração do projeto da nova ponte e arruamentos de acesso, lança o concurso e adjudica a obra, ao passo que Guimarães reembolsa Santo Tirso da parte correspondente ao seu território, ou seja, cerca de 700 mil euros à data de hoje”, explicou na ocasião.

As duas fases da empreitada visam, também, impulsionar modos suaves de circulação através da criação de acessos pedonais e cicláveis.

 

PUB___