Consternação geral pela morte do ex-jogador Neno

Mensagens de pesar pela morte do antigo guarda redes internacional chegam de todo o lado

 

Neno, antigo guarda-redes de Benfica, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, morreu esta quinta-feira. O internacional português tinha 59 anos.

Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, conhecido no mundo do futebol como Neno, morreu de doença súbita na sua casa.

Neno nasceu em Cabo Verde a 27 de janeiro de 1962, mas acabou por representar a seleção portuguesa em nove ocasiões.

O guarda-redes terminou a carreira de jogador no Vitória de Guimarães, onde conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira em 1988, e continuou ligado ao clube como dirigente.

"Carismático, afável e sempre disponível, Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro", refere o clube vimaranense. Neno, também representou o Benfica, o Vitória de Setúbal e o Barreirense.

As mensagens de consternação pelo falecimento prematuro do antigo guarda-redes são feitas por todos os clubes, “o FC Vizela endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Neno, neste momento particularmente difícil”, diz o clube no seu site.

Uma mensagem idêntica foi difundida também nas redes sociais do Moreirense. “Neste momento de profunda dor e sofrimento a família Moreirense endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Neno. O futebol ficou mais pobre. Descansa em Paz”, diz o clube.

Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, homenageia Neno, antigo jogador e dirigente do Vitória de Guimarães que morreu na última quinta-feira. O dirigente da Liga de Clubes recorda que Neno era embaixador da Liga de Clubes.

"O Neno era um homem bom, íntegro, afável, solidário e com um enorme talento. Um exemplo para todos de como se deve estar no futebol e na vida. O Neno era embaixador da Liga Portugal, porque foi alguém cujas qualidades e características nos transportavam para os melhores valores. Mas mais do que um Embaixador, ou glória do Futebol português, o Neno era, será sempre, um bom amigo. É com muita tristeza que escrevo estas palavras, e farei questão que a sua memória e o seu bom exemplo perdurem no tempo", pode ler-se.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, lamenta a morte "tão precoce" do antigo guarda-redes Neno, uma "personalidade incontornável na história do futebol português".

Fernando Gomes, numa mensagem divulgada no site da FPF, recorda a "grande carreira" de Neno nos relvados, mas principalmente "o seu enorme valor humano".

"Personalidade tão generosa nos afetos, deixa um legado quase incomparável de cavalheirismo, simpatia, alegria e bondade. A toda a sua família, colegas e amigos, ao Vitória Sport Clube, clube que o Neno tanto dignificou, deixou os meus mais profundos pêsames", refere Fernando Gomes.

 

 

Primeiro treino da seleção na Hungria arranca com homenagem a Neno

 

A seleção nacional realizou, esta sexta-feira, o primeiro treino em Budapeste, no estádio do Vasas, antes do arranque oficial do Euro 2020.

A sessão de treino começou com uma homenagem dos jogadores e equipa técnica a Neno, antigo guarda-redes do Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal, que morreu na quinta-feira aos 59 anos. Neno foi nove vezes internacional português.

Antes do arranque do treino, os jogadores fizeram um minuto de aplauso a Neno. Rui Patrício exibiu uma camisola com o nome de Neno.

PUB___