Conselho de Ministros reúne para avaliar nova fase de retoma

Terceira fase prevê reabertura do pré-escolar, dos cinemas, teatros, salas de espetáculo e centros comerciais, etc.

O Conselho de Ministros reúne esta sexta-feira para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.

De acordo com o plano de desconfinamento do Governo, a partir de 01 de junho os mais novos podem voltar a frequentar os jardins de infância.

No mesmo dia deverão reabrir os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos, mas com regras. As sessões deverão ter lotação reduzida e deve ser acautelado o distanciamento físico entre os espetadores, que terão lugares marcados. Em Vizela, já sabemos, o cinema não deverá reabrir antes de julho.

A partir de junho, as empresas poderão também recorrer ao teletrabalho parcial, desde que os trabalhadores tenham “horários desfasados ou equipas em espelho”.

De acordo com o plano de desconfinamento, na terceira fase deverão reabrir as Lojas do Cidadão com obrigatoriedade do uso de máscara e atendimento por marcação prévia.

Para esta fase está prevista também a reabertura ao pública de lojas com área superior a 400 metros quadrados, ou inseridas em centros comerciais.

Portugal contabiliza pelo menos 1369 mortes associadas à Covid-19 em 31.596 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

 

*Com TSF