Congresso dá início às comemorações do Tratado de Tagilde
Os 650 anos do Tratado de Tagilde começam hoje a ser comemorados. Entre esta quarta-feira e sábado, vai decorrer o Congresso Interdisciplinar da Aliança Luso-Britânica: “Balanço do Passado e perspetivas de futuro”, a decorrer no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. Os interessados podem assistir, mas para isso devem proceder a uma inscrição.
Esta sexta-feira, dia 08 de julho, Sofia Escobar, promete brilhar e fazer brilhar a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, num concerto marcado para as 21h30, na Praça da República, em Vizela.
No dia seguinte, as comemorações concentram-se em Braga, na Praça da República, onde decorrerão atividades de rua organizadas pela Embaixada Britânica a decorrer no centro da cidade ao longo de todo o dia. À noite, haverá uma Gala Solidária, no Theatro Circo, também na cidade dos arcebispos. Os donativos revertem a favor da ANDI – Associação Novo Diálogo (www.andi.ngo), podem ser feitos por transferência bancária ou MBWay.
No domingo, dia 10, haverá uma eucaristia na Sé Catedral de Braga e nesse mesmo dia, mas em Vizela, mais concretamente em Tagilde, junto ao monumento do Tratado, haverá uma sessão solene, com a recriação da assinatura do Tratado de Tagilde, e o almoço será na Quinta del Rei. Às 18h00 de domingo, na Praça da República, atuará o Coro do Queen’s Cpçllege da Universidade de Oxford e da Orquestra da Universidade do Minho.
Nota ainda para outros concertos que vão acontecer em Sintra, Lisboa, Coimbra e Porto.