Ciclo Têxteis do Presente prossegue com duas oficinas

O Ciclo Têxteis do Presente: Polopiqué – 26 anos de criatividade e agilidade têxtil prossegue esta quinta-feira, dia 26, pelas 15h00, com a oficina “Tecidos. Que histórias nos contam?”

É uma iniciativa a decorrer na empresa Polopiqué, com a duração de 90 minutos, dirigida a todos aqueles que tenham mais de 15 anos de idade. Propõe-se a realização de uma oficina para jovens e adultos sobre os diferentes tipos de tecidos que utilizamos no nosso quotidiano. Cada tecido conta-nos uma história feita de fibras, a forma de tecelagem / tricotagem e os acabamentos a que é sujeito, refere a nota explicativa acerca desta ação. Para participar é necessário efetuar inscrição, gratuita, pelo e-mail museus@cm-stirso.pt ou pelo telefone 252 809 120.

Mas há outra oficina em agenda, desta feita no sábado, dia 28, a partir das 10h30, no Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso. “A alma da roupa. As fibras têxteis e a sustentabilidade”, será o tema, sendo esta uma atividade para as crianças dos 06 aos 11 anos.

Esta é uma iniciativa sobre as fibras têxteis: o que são, com que tipo de materiais se faz o fio e tecido que usamos no quotidiano. Nesta oficina distinguir-se-á os diferentes tipos de fibra, a sua importância e qualidade para a confeção de roupa e outros tecidos, assim como o impacto que causam no ambiente. O que são fibras orgânicas, o que é a reciclagem têxtil e como todos podemos cuidar de um mundo têxtil mais sustentável.

A inscrição é também gratuita, mas obrigatória.

PUB___