Centro de Vacinação vai aplicar 2400 vacinas até domingo

Profissionais de saúde começam a acusar exaustão, com vacinação em massa.

Até domingo, dia 09, o Centro de Vacinação de Vizela irá aplicar 2400 doses de vacina contra a Covid 19 a utentes das Unidades de Saúde Familiar (USF) Novos Rumos, Physis e de Moreira de Cónegos.

A equipa de profissionais de saúde, que integram as USF e a Unidade de Cuidados da Comunidade, está toda ela centrada neste processo que está no terreno de terça a domingo e o cansaço é evidente. É a vacinação em massa que todos esperávamos para alcançarmos o mais rápido possível a imunidade de grupo. E esta é a parte boa. A parte menos boa, diz Fernando Carvalho, interlocutor entre o Centro de Saúde de Vizela e o ACES do Alto Ave, é o cansaço extremos por parte de quem está na linha da frente desta ação. “Por um lado, é bom, porque estamos a vacinar muito, por outro lado é mau porque as pessoas estão a ficar completamente exaustas, é muito trabalho. Além da atividade mínima de assistência, temos o Centro de Vacinação, são muitas horas, mas o importante é vacinar”. Reforçar meios é algo impossível uma vez que esta realidade é aplicada nos serviços em geral.

Até hoje, dia 04 de maio, com vacinação completa, o Centro de Saúde de Vizela registava cerca de 4 mil utentes, sendo que nesta altura estão a ser inoculados utentes na faixa etária dos 60/65 anos. Refere Fernando Carvalho que os utentes com idade superior a 65 anos estão praticamente todos vacinados, salvo algumas exceções: “Há casos excecionais, como os que estão a ser repescados diariamente, os incontactáveis e os indecisos, mas que já querem ser vacinados. Fora os que já tiveram Covid que ainda não temos indicação para vacinar”.

PUB___