Centro de Vacinação Covid-19 de Vizela em funcionamento

Começaram, esta manhã, a serem vacinados os utentes da Novos Rumos.

Já está em funcionamento o Centro de Vacinação Covid-19, instalado em frente ao Centro de Saúde de Vizela.

No dia de hoje, os primeiros a serem vacinados são os utentes da Novos Rumos e amanhã iniciam o processo os utentes da Physis, sendo que, nesta fase, estão também incluídos os utentes da Unidade de Saúde de Moreira de Cónegos.

A acompanhar o arranque de vacinação em Vizela estava o diretor clínico do ACES do Alto Ave, António Castro: “A iniciativa é muito boa, estamos a procurar trabalhar com as equipas locais e esta fase inicial é de conhecimento e estamos a melhorar situações, mas está a correr tudo bem”.

De acordo com António Castro, “a receção de vacinas” está a correr dentro do esperado, mas, admite, “era bom que houvesse mais”. O diretor clínico do ACES do Alto Ave deixou ainda ficar elogios às equipas que estão no terreno neste processo de vacinação e referiu que o medo inicial que algumas pessoas poderiam sentir das vacinas está a dissipar-se: “Acho que com a diminuição dos casos, as pessoas parecem que estão mais sensíveis para a toma da vacina, mas também as medidas, como usar máscara e lavar sempre as mãos, são essenciais para impedir a propagação deste vírus”.

Ao lado de António Castro encontrava-se Fernando Carvalho, diretor da Novos Rumos. O médico salientou que foi “relativamente fácil” contactar os utentes para o agendamento da vacinação: “É evidente que não foi tão fácil quanto isso, porque também tivemos poucas horas para o fazer. Iniciámos as convocatórias na sexta-feira à tarde e ontem, conseguimos contactar os 150 que vão fazer a vacina e temos mais uma lista de suplentes para o caso de haver algum utente que não possa fazer, como já tivemos aqui um que teve um contacto de alto risco há menos de 14 dias e que, portanto, não irá fazer a vacina, portanto iremos contactar o primeiro suplente para vir”.

Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal, esteve também, esta manhã, no Centro de Vacinação Covid-19: “É um dia muito importante e por isso é que a Câmara Municipal de Vizela criou condições para o apoio ao processo de vacinação. Este é um investimento no sentido de termos o mais depressa possível a população vacinada”.

Sobre a campanha de sensibilização para a toma da vacina, o edil vizelense sublinhou que a mesma irá avançar agora.

Referir que os utentes estão a ser convocados via telefone pelas Unidades de Saúde. Para os utentes acamados, ou que por outras razões justificadas, se vejam na impossibilidade de se deslocar até ao Centro de Vacinação, poderão solicitar o transporte junto dos Bombeiros, através do 253 489 100, ou então ligar para a linha municipal Covid-19, ligando o 800 104 100. O custo do transporte é assegurado pela autarquia.

 

Mais pormenores na próxima edição do RVJornal.

PUB___