Canoagem só regressa em setembro na AMAS Vizela

Canoagem regressa em junho e inicia-se com uma atividade no Rio Vizela

A canoagem na AMAS Vizela só irá ser retomada em setembro deste ano, segundo o presidente da Associação Ivo Ferreira. A falta de provas é o principal motivo, mas há outros apontados pelo dirigente. O que regressa é o mergulho, a atividade vai ser retomada com uma ação a ter lugar no Rio Vizela.

A Federação Portuguesa de Canoagem publicou um conjunto de orientações, destinadas aos seus clubes, para a retoma da atividade desportiva dos atletas, conforme as medidas de levantamento de restrições aprovadas em Conselho de Ministros. A prática de desportos individuais ao ar livre, nomeadamente os desportos náuticos, estão em retoma desde o dia 04 de maio passado, no entanto, a AMAS Vizela decidiu voltar à atividade apenas em setembro deste ano. Ivo Ferreira, presidente da Associação vizelense sustenta que “a falta de competição da modalidade, cancelada até novembro”, justifica esta decisão.

Outro motivo apontado pelo dirigente, para manter o clube em suspenso é o facto de “faltarem estruturas para fazer limpezas e para a orientação dos treinos”.  Recorde-se que no inicio da época saíram dois treinadores, que estavam ligados ao projeto do clube desde o início e os seus lugares ainda não foram preenchidos. Havia a possibilidade da entrada de um treinador profissional, sob um patrocínio do clube, mas devido à pandemia não se veio a verificar. O treino dos canoístas estava antes da paragem a ser ministrado pelos diretores e até com resultados muito positivos, como se verificou nas provas em que participaram. O caudal do Rio Vizela tende também a diminuir de forma significativa por estes dias, sendo já habitualmente motivo de paragem dos trabalhos em finais de junho. Por tudo isto, Ivo Ferreira diz que “não faz sentido regressar por esta altura, ficando desde já o regresso agendado para o próximo mês de setembro”.

 

Mergulho de regresso à atividade

 

As atividades desportivas realizadas em mar são as mais privilegiadas por esta altura e aquelas mais procuradas pelos amantes da modalidade.

É nesse âmbito que a AMAS Vizela vai regressar à atividade com a sua secção de mergulho. Será um regresso que acontecerá nos próximos dias e que vai ficar marcado pela realização de um exercício no Rio Vizela. A direção da coletividade está a aguardar pelas normas da Direção Geral de Saúde, para saber de que forma poderá realizar esta sua atividade, assim como as ações de mergulho, em agenda para os próximos meses.