Campanha de Recolha de Alimentos prossegue

No distrito, a campanha faz-se através da Ajuda Vale ou pelo site www.alimentestaideia.pt.

Está a decorrer mais uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, iniciativa que arrancou este sábado, dia 27 de novembro e que se irá estender até esta sexta-feira, dia 05.

Segundo nota de imprensa do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) de Braga, a campanha decorre em apenas duas modalidades: através da doação de vales nos supermercados (Campanha Ajuda Vale) e online, através do site www.alimentestaideia.pt. O BACF - Braga tem mantido a sua atividade de distribuição e de angariação de produtos “frescos” (junto da indústria agroalimentar, evitando o desperdício), mas os alimentos recolhidos durante as campanhas são essenciais para um cabaz diversificado.

Esta angariação é ainda mais essencial, visto que o BACF - Braga está impedido de realizar a habitual campanha saco, com voluntários nos supermercados, por não poder garantir condições de segurança aos muitos voluntários que teriam de passar pelo armazém, para que fosse feita a pesagem, triagem e armazenamento dos alimentos, fruto da instabilidade estrutural de uma parte do edifício. Há um ano, a movimentação de terras de uma obra em terreno contíguo ao armazém provocou a derrocada de uma parede com impacto noutras partes da estrutura e, apesar de todos os esforços que o BACF tem desenvolvido para conseguir que sejam realizadas as necessárias reparações, o problema está por resolver. Esta é uma situação que o BACF - Braga não controla e, nestas circunstâncias, conta apenas com as Campanhas Online e Vale para recolher a quantidade de alimentos que iriam ser angariados com Voluntários nos supermercados.
A Campanha “Ajuda Vale” disponibiliza vales de produtos, que estarão disponíveis até esta sexta-feira, dia 05, nas caixas dos supermercados. Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a possibilidade de se deslocarem aos supermercados ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza o portal de doação online alimentestaideia.pt onde podem ser escolhidos bens não perecíveis para doar.

O produto da Campanha será distribuído localmente - no distrito de Braga - através de Instituições Privadas de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano. Até ao final de outubro de 2021, com a generosidade de cidadãos e empresas, o BACF- Braga distribuiu 2.931 toneladas de alimentos a 53.826 pessoas, através de 426 instituições.

PUB___