BVV intervieram em dois incêndios habitacionais este sábado

Este sábado ficou marcado por dois incêndios habitacionais. O primeiro deles, com alerta às 15h56, teve lugar na Rua Carreira Chã, em Santa Eulália, tendo levado à intervenção de 16 soldados da paz dos Bombeiros Voluntários de Vizela (BVV), auxiliados por cinco veículos.

O incêndio ficou circunscrito à varanda da habitação. Segundo o comandante da corporação vizelense, Paulo Félix, o início da ignição terá sido provocado por cinzas de uma lareira que nessa manhã a dona da casa terá colocado nesse local. Fruto desta ocorrência, registaram-se ainda pequenos rebentamentos provocados por produtos de limpeza que aí se encontravam. Não houve grandes danos a registar. Para além dos BVV, no local estiveram também a GNR de Vizela e a VMER de Guimarães, porque no momento da ocorrência a dona da casa entrou em pânico, contudo, não houve necessidade de a transportar ao hospital.

Já ao final da tarde, com alerta às 18h19, o incêndio deflagrou numa moradia – rés-do chão e 1º andar – na Rua Nossa Senhora d’Ajuda, em Moreira de Cónegos. Quando os BVV chegaram ao local já a cobertura dessa moradia se encontrava tomada pelas chamas, Segundo Paulo Félix, este incêndio provocou ainda o rebentamento de um cano da água, que levou a que as divisões dessa habitação ficassem parcialmente danificadas, fruto da inundação. Apesar disso, fruto da intervenção dos bombeiros, foi possível evitar que este incêndio passasse para a habitação contígua. De acordo com Paulo Félix, este incêndio levou a que uma família – dois adultos e duas crianças – ficasse desalojada. Nesta primeira noite terão pernoitado em casa de familiares, contudo, segundo indicação do comandante dos bombeiros, a Proteção Civil Municipal de Guimarães ficou de resolver a situação desta família. No local estiveram cinco veículos dos bombeiros e 17 operacionais, esteve também a GNR de Lordelo.

PUB___