Banda de Música viveu em Malta “dias inesquecíveis”

A participação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense no Festival Internacional de Fim de Verão de Malta, que decorreu de 27 a 29 de setembro, já terminou. Finalizada a viagem, o maestro José Manuel Marques sublinha os “dias de partilha e de grande amizade entre o grupo e que ajudam a fortificar os laços de amizade que os une”. Importante ainda “foi a partilha da nossa música de Vizela e de Portugal num país longínquo, em que partilhámos a nossa música com toda aquela ilha, que é completamente turística, e com todas as outras bandas de múltiplos países, que partilharam os palcos e as ruas de Valetta [capital de Malta] connosco”.

Esta experiência também significou enriquecimento musical. “Porque a música não é só a nossa música, mesmo em Portugal, em toda a Europa, nos Estados Unidos, quando falamos de música falamos da música Ocidental, mas a música não é só a Ocidental e lá pudemos partilhar ao vivo outro tipo de música, outro tipo de cultura, outro tipo de vivência, para complementar o estudo musical é extremamente importante ouvir outras músicas e ali tivemos uma oportunidade inacreditável”, diz o maestro.

Repetir a experiência não é fácil. José Manuel Marques entende que uma oportunidade como esta é de agarrar. “Até porque a nossa bandeira, a bandeira portuguesa, a bandeira de Vizela, a nossa música passou por muitas ruas, por muitos palcos de Malta e por muita gente que nem sequer conhecia a bandeira portuguesa, e muito menos a bandeira de Vizela, e vinham-nos perguntar e interagiam connosco a ouvir e até a dançar”, finalizou.

PUB___