Banda de Música levou mais de 80 músicos a Festival

A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense (SFV) esteve no domingo, dia 24 de setembro, em Vila Nova de Cerveira, para participar no prestigiado Festival de Bandas de Música, que cumpriu a sua 16ª edição.  

Participaram quatro bandas portuguesas e uma espanhola. Além da Banda da SFV, marcaram presença a Banda Musical Velha de Barroselas (Viana do Castelo), a Banda Musical Caldas das Taipas (Guimarães), a Orquestra Filarmónica 12 de Abril (Águeda) e a Banda de Música Municipal de Silleda (Pontevedra, Espanha). De manhã, os cinco agrupamentos tiveram direito a uma receção oficial na Câmara Municipal, seguindo-se um desfile pelas ruas de Vila Nova de Cerveira. Já à tarde, cada banda fez uma atuação, sendo que, no final, foi tocada uma peça em conjunto, nomeadamente a interpretação da Marcha de Valdemar Serqueira, “Ponte da Amizade”, que encerrou o certame, promovido pela Cerveira - Associação Cultural e Recreativa daquela localidade, com o apoio do Município e da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.

Em Vila Nova de Cerveira, a Banda de Música da SFV teve uma das suas maiores representações de sempre. Foram 84 músicos em palco. Já depois da receção oficial e no final do desfile dos agrupamentos, a Rádio Vizela, que acompanhou a iniciativa, teve a oportunidade de falar com o maestro José Manuel Marques: “Pelo que foi visto de manhã, somos a banda com mais elementos, é certo que nesta praça estão muitos mais músicos do que pessoas a assistir, porque estão aqui mais de 500 músicos, mas, obviamente, de tarde será o momento de as pessoas virem assistir aos concertos”.

Este evento, que atrai também público da Galiza, pretende valorizar a música filarmónica e a sua importância também de notou com a receção às bandas. “A fila da frente das entidades oficiais era constituída por grande parte do sumo fresco da música em Portugal, é daquelas tribunas que quem vai executar para pessoas deste tamanho gabarito musical, as pernas tremem um bocadinho”, salientou o maestro.

Presentes também estiveram os órgãos sociais da Sociedade Filarmónica Vizelense. O presidente, José Armando Branco, falou do prestígio deste festival e da importância da participação vizelense: “Estamos a representar Vizela, temos essa responsabilidade, estamos aqui com um grupo de cerca de 80 músicos. Este é um festival muito importante e, como tal, queremos fazer boa figura e representar muito bem o nome de Vizela”.

PUB___