Autarquia de Vizela atribui 37 mil euros ao setor cultural

Protocolos entre as partes já foram assinados.

A proposta havia sido aprovada em sede de reunião do Executivo, a 02 de fevereiro, e foram agora assinados os protocolos entre as partes.

Estes contratos preveem a atribuição de apoio financeiro ao associativismo cultural, no valor total de cerca de 37 mil euros, com vista à continuidade ou incremento de projetos ou atividades de reconhecido interesse para o Município, de caráter regular ou meramente pontual.

Em nota enviada à Comunicação Social, a autarquia refere que 2020 e 2021, por força do surto da Covid-19, “são anos de verdadeira excecionalidade, razão pela qual o Município de Vizela, atenta a suspensão da atividade de grande parte do movimento associativo, mostrou uma atenção redobrada para com as associações culturais, de modo a prestar o necessário apoio neste momento de grande dificuldade”. Assim, e tendo em atenção que “as associações culturais são as grandes produtoras de cultura no concelho, esta foi a forma que a autarquia encontrou para apoiar a área da cultura neste momento de pandemia”, lê-se ainda.

Os tempos são difíceis e “um dos objetivos do Município é o apoio a entidades de relevante interesse para o Concelho, de forma a proporcionar-lhes meios adicionais para suportar os encargos decorrentes do desenvolvimento das suas atividades”.

De realçar que a atribuição destes apoios vem na continuidade da adoção desde o início deste mandato, de novos critérios objetivos na atribuição de apoios às instituições de cariz cultural, no âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de apoios ao associativismo, de forma a cumprir com os princípios de Transparência, Igualdade e Justiça que devem presidir à distribuição equitativa dos recursos públicos.

PUB___