Anjos nas Festas de S. Salvador do Campo

Realizam-se entre esta quinta-feira, dia 04, e domingo, dia 07, as Festas em Honra do Divino Salvador e Nossa Senhora de Fátima, em S. Salvador do Campo. Neste primeiro dia, às 22h00, atua o grupo Toka & Dança e depois haverá uma sessão de fogo de artifício. Na sexta-feira, dia 05, destaque para o grupo de bombos, às 20h30, e para o espetáculo de Johnny Abreu, pelas 22h00, e a encerrar a noite uma sessão de fogo de artifício. Quanto ao dia de sábado, 06 de agosto, entram os Zés Pereiras Senhora da Hora Lamoso, às 09h00, e a partir das 19h30 haverá eucaristia em Honra do Divino Salvador, seguindo-se uma procissão em Honra de Nossa Senhora de Fátima, com participação dos escuteiros de S. Martinho do Campo. Os Anjos têm nesse dia espetáculo marcado para as 22h00 e depois de uma grandiosa sessão de fogo de artifício subirá ao palco o DJ Miguel Cunha. Já no domingo, dia 07, pelas 08h15 entra a Banda Filarmónica de Vizela e às 10h00 celebra-se a eucaristia solene em Honra de Nossa Senhora de Fátima. Da parte da tarde, pelas 15h30, a entrada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves e a partir das 16h00 terá lugar a majestosa procissão em Honra de Nossa Senhora de Fátima e do Divino Salvador. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves volta a atuar quando forem 17h30, e depois será a vez da Banda Filarmónica de Vizela, às 18h00. A entrega de testemunho à nova comissão de festas está marcada para as 19h00 e depois terá lugar o espetáculo dos fadistas Carla Cortez e Miguel Bandeirinha, às 21h00. As festividades despedem-se com fogo de artifício.

Paulo Pereira é um dos elementos da Comissão de Festas, composta por cinco elementos e mais o juiz e a juíza: “Todos dão a sua opinião, não temos um líder, e assim as coisas têm funcionado bem. O trabalho de equipa e a camaradagem foram essenciais”.

É de dois em dois anos que se realizam as Festas em Honra do Divino Salvador e Nossa Senhora de Fátima. A comissão de Paulo Pereira deveria ter organizado os festejos em 2020, tal não foi possível devido à pandemia, pelo que só este ano haverá festa. Apesar desse contratempo, a angariação de fundos não foi comprometida: “As últimas festas foram em agosto de 2018 e logo em setembro começámos a trabalhar, ainda fizemos três eventos nesse ano e em 2019 conseguimos fazer 17 atividades. Foi um ano muito forte esse em termos de eventos e depois ainda conseguimos trabalhar até ao primeiro trimestre de 2020. Em finais de 2021 até agora conseguimos fazer mais algumas coisas, mas o grosso do trabalho foi em 2019. O facto de as festas serem de dois em dois anos ajuda bastante a retirar essa pressão”.

Paulo Pereira também salienta a importância da população de S. Salvador do Campo que está sempre disponível para apoiar e que marca sempre presente nos eventos organizados na freguesia. Este ano, o dia do Divino Salvador vai coincidir com o 06 de agosto, uma particularidade importante nos festejos deste ano. Além disso, a procissão de domingo, com vários andores e com um percurso longo, é também um dos grandes destaques do programa, que conta também com espetáculos musicais, dos quais se evidencia o dos Anjos. Para 2024 já há uma nova Comissão de Festas, indicou ainda Paulo Pereira.

PUB___