Aniversário RAHBVV: Cerimónia de homenagens

João Ilídio Costa foi distinguido pela Liga com o Crachá de Ouro. Condecorações surpresa e elogios aos BVV.

A Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela assinalou esta manhã 140 anos de serviço ao próximo, numa cerimónia presidida por Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna.

Os momentos altos da cerimónia foram alguns. Primeiro a inauguração da Parada e do Museu, que recebeu rasgados elogios por parte do representante do Governo, considerando-o o melhor e mais completo do país. Seguiram-se as condecorações. Às que estavam já previamente e publicamente divulgadas, juntaram-se outras. Por proposta da RAHBVV – apresentada à Liga de Bombeiros – receberam a Medalha de Assiduidade Grau Prata (10 anos de assiduidade) Joaquim Alves Sousa, Rodrigo Martins, Mário Costa e Rogério Caldas – esta a título póstumo. Um momento de emoção para a esposa deste último, Ana Caldas.

A Medalha de Gratidão Grau Cobre foi atribuída a Rodrigo Martins e de Grau Prata a José Pires, Mário Costa, Adão Carvalho, Ana Alves, Filipe Costa, Márcia Castro, Eugénio Silva e a Antero Ferreira. Hercílio Campos, ex-comandante distrital do CDOS recebeu a Medalha de Gratidão Grau Ouro e Fernando Vilaça, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros passou a Sócio Honorário da RAHBVV.

De seguida a cerimónia prosseguiu com os discursos. A história rica dos Bombeiros de Vizela foi enaltecida pelo presidente da Assembleia Geral, Cipriano Alves. Disse ainda que acredita no futuro da instituição e que a história resulta “da soma dos atos individuais de quem a insere”.

Adão Carvalho, Comandante Interino, optou por destacar o humanismo dos vizelenses para com os seus bombeiros.

“Tenho-vos a todos no coração”

O discurso mais aguardado era o do presidente da Direção da RAHBVV, Joao Ilídio Costa, que deverá deixar a instituição, após o anúncio da sua candidatura à Câmara Municipal de Vizela, pelo PS, nas próximas eleições autárquicas de 01 de outubro. Nos próximos dias, deverão surgir novidades sobre a posição a tomar e sobre a data para Paulo Félix tomar posse como Comandante do Corpo Ativo.

João Ilídio Costa centrou o seu discurso numa toada em jeito de despedida, afirmando ter orgulho no que foi feito. “Quanto maior é a coragem, menor será o desânimo”. Aos bombeiros deixou também uma mensagem: "Acredite, tenho-vos a todos no coração". Estava longe de imaginar que iria receber uma homenagem, mais à frente. Uma distinção anunciada para surpresa de todos, por Jaime Marta, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, com a atribuição do Crachá de Ouro ao presidente da RAHBVV. O momento gerou uma situação caricata que não fugiu à observação de muitos presentes na Parada. O Crachá de Ouro colocado em João Ilídio Costa foi, à última da hora e devido a um contratempo, segundo Jaime Marta, pedido “emprestado” a Américo Osvaldo, Comandante no Quadro de Honra. Uma situação que deverá ser entretanto reposta pela Liga de Bombeiros.

A Liga distinguiu ainda Ana Luísa Alves com a Medalha de Serviços Distintos Grau Prata. Adão Carvalho e Eugénio Silva receberam a Medalha de Serviços Distintos  Grau Ouro.

No final, os Bombeiros de Vizela viram ser inaugurada mais uma viatura de combate a incêndios, saíram à rua em desfile de viaturas e participaram no almoço festivo, na “Casa do Park”.

REPORTAGEM COMPLETA PARA CONFERIR NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO RVJORNAL

PUB___