AF Braga suspende campeonatos até final do mês

Manuel Machado acredita que esta paragem vai ter a duração de mais de um mês

A AF Braga anunciou a suspensão das suas provas, depois de decretadas as medidas para um novo confinamento, até ao dia 31 de janeiro.  Manuel Machado presidente da AF Braga, em entrevista à Rádio Vizela destaca, no entanto, que acredita que esta paragem vai depois ser decretada por mais quinze dias e deverá ser ainda superior a isso, pois as equipa necessitarão depois de mais tempo para se preparar para retomar a competição.

Para já o certo é certa a paragem até 31 de janeiro, período em que os clubes deverão cessar a sua atividade desportiva, incluindo os treinos, também pela obrigação do encerramento de instalações das atividades desportivas, “salvo as destinadas à atividade dos praticantes desportivos profissionais e de alto rendimento, em contexto de treino”.

Entre as instalações encerradas constam campos de futebol e similares, pavilhões ou recintos fechados.

A evolução da pandemia nos últimos dias volta assim a ter um impacto significativo no desporto não profissional, sobretudo nos campeonatos distritais, que ficam de novo suspensos.

Esta nova paragem poderá ter repercussões ao nível das competições, cujo calendário já foi recentemente alterado. Manuel Machado entende que poderá dar azo a novas retificações.

“No Pró Nacional e na Divisão de Honra há duas fases e o que pode acontecer, se tivermos necessidade é fazermos as provas só numa fase. Decerto que vamos ter de fazer alterações, pois não vamos prolongar o campeonato por julho ou agosto. As provas têm que terminar em junho, senão implica também mais custos para os clubes”.

Recorde-se que para meados deste mês de janeiro, estava também previsto o início da nova prova de Sub-20 para o futebol e para o futsal, criada pela Associação, que para já não arranca, mas há a expetativa que o seu início possa acontecer mais tarde. “Agora é evidente que não pode começar, pois é uma prova distrital como as outras. No entanto, mantemos a expetativa em realizar e prova, nem que comece em finais de fevereiro, ou inícios de março. O importante é que comece, não vamos dizer já que acabou”.

Recorde-se que há minutos a AF Braga deu conta, numa nota publicadas nas suas páginas da paragem dos campeonatos até 31 de janeiro, remetendo para mais tarde a emissão de um comunicado mais pormenorizado sobre o assunto.

PUB___