Abertas candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem 2024
Está aberto o prazo de apresentação de candidaturas à edição deste ano do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Vizela. A campanha e o vídeo promocional deste ano têm como protagonistas dois jovens de Vizela, a Filipa Ribeiro, de Santa Eulália, e o Tiago Mendes, de S. Miguel. A eles cabe, agora via digital passar a mensagem para uma participação juvenil em massa.
Esta tarde, na Casa da Cultura, o presidente da Câmara destacou a importância de iniciativas como esta, sendo Vizela e Braga, um concelho e um distrito jovens. “Vizela e este distrito são, sem dúvida, marcas daquilo que é o peso da juventude naquilo que é a nossa demografia. Delineámos quatro áreas de intervenção simples, mas que criam todas as sinergias necessárias para conseguirmos trazer os jovens para a nossa ação, sendo elas a Cultura, a Participação e Cidadania, a Captação, Mobilidade e Geminação, assim como as Redes”. Áreas que significam a simplificação de todo o processo de participação, acredita Victor Hugo Salgado. “Significam uma oferta mais direta, mais taxativa e informal, de maior proximidade e com grande atratividade, trazendo os jovens para o espectro de atuação da própria Câmara Municipal”. O presidente da Câmara Municipal de Vizela destacou ainda a importância de chamar mais jovens à participação cívica, fazendo um paralelismo entre as Autárquicas e o OPJ: “Acontece a mesma coisa no OPJ e permite percebermos que quando as pessoas estão a participar, estão a cumprir os vários passos de uma eleição e isto é trabalhar de forma implícita aquilo que é a sensibilização para a cidadania, num ano em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril”.
O autarca quis ainda destacar o crescimento da participação por parte da juventude no OPJ de Vizela. Se no primeiro OPJ houve 50 votantes, em 2023 foram registados 1250, e a ideia é trazer os jovens para junto do poder local.
Está aberto o período de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Jovem, dotado de 15 mil euros para a execução da proposta vencedora. Poderão se apresentadas até 28 de abril, depois, entre 29 de abril e 07 de maio, estarão sujeitas a análise técnica, sendo apresentadas publicamente a 08 de maio.
O período de votação online e presencial decorre até 31 de maio, sendo que a autarquia se compromete a executar a proposta vencedora no primeiro semestre de 2025.
O OPJ Vizela é promovido em cooperação com o Conselho Municipal de Juventude, dirigido aos jovens residentes, estudantes e/ou trabalhadores no concelho de Vizela, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos e contempla uma verba de 15 mil euros. Todos os pormenores estão disponíveis no site da autarquia de Vizela.