“A minha presença mostra especial empenho”

Rita Marques, esteve em Vizela esta tarde.

Aqui foi apresentada a bandeja criada pela Vista Alegre para assinalar as Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, na presença da representante da marca Alda Tomás, e Maria João Araújo, presidente de Portugal-UK 650. Da comitiva fez também parte Luís Pedro Martins, presidente da Turismo Porto e Norte.  Após um verde de honra, de onde se destacou um dos ex-libris de Vizela, o Bolinhol, seguiu-se uma visita às Termas, onde foi apresentado o Congresso Ibero-americano de Peloides, que decorrerá em Vizela em 2023.

Câmara aguarda aprovação do projeto dos Passadiços

De seguida a comitiva deslocou-se à Marginal Ribeirinha, onde foi apresentado o projeto dos Passadiços do Rio Vizela. “Esta obra vai permitir à Câmara, e não só, assim como às associações e instituições e a população, a estar mais próxima do Rio Vizela. Depois, a importância da qualidade de vida dos vizelenses”, referiu Victor Hugo Salgado, autarca vizelense. O projeto integra quatro percursos: o primeiro o que vai ligar a Zona Ribeirinha à Ponte Romana, o segundo na Zona Ribeirinha, o terceiro passará pela ligação à Ponte Nova, e, numa fase posterior, o quarto percurso que vai ligar a Zona Ribeirinha às Cascatas, em Santa Eulália. Este é um projeto que se encontra em fase final de aprovação de candidatura, no âmbito do programa COMPETE, e que inclui já um protocolo anteriormente assinado entre o presidente da Câmara de Vizela e o anterior Ministro do Ambiente, na presença do primeiro-ministro António Costa. “Começamos agora a ver a luz do dia e queremos executar este projeto o mais breve possível”, acredita Victor Hugo Salgado que está confiante na execução desta obra neste mandato. “Estes momentos fazem parte de um conjunto de outros momentos que estão integrados no Plano Municipal de Turismo, que começa a ganhar corpo e consolidação”.

Luís Pedro Martins, que presidente a estrutura Porto e Norte de Portugal, considerou, por seu turno, importante que Vizela tenha aproveitado a presença de representantes do Turismo ao nível regional e nacional, para dar a conhecer o projeto de construção dos Passadiços. “Eu já estava conquistado e penso que [o projeto apresentado tenha também conquistado a Secretária de Estado do Turismo, para que, junto da APA – Agência Portuguesa do Ambiente - consigamos todos congregar esforços para que este projeto veja a luz do dia, tal como outros”.

Rita Marques: “A minha presença mostra especial empenho”

Rita Marques considera que o Turismo vive de paixões e relembrou, em Vizela, os dois últimos anos difíceis para o setor, que ainda se vai reerguendo. Daí que considere importante que os Município e as cidades trabalhem nessa área: “É positivo que os territórios se dinamizem, são projetos positivos para o Turismo, mas também para as populações locais”. Que pode Vizela esperar da Secretária de Estado do Turismo? “Naturalmente que a minha presença mostra especial empenho em garantir que estes projetos se materializem brevemente, e tudo aquilo que eu puder fazer, em articulação com outras áreas do Governo, farei porque são projetos importantes e ajudam alavancar a marca Portugal e a marca Turismo Porte e Norte”, respondeu.

PUB___