“O Minhoto” distingue campeões do Mundo e da Europa

Em 2019 há na região do Minho 24 Campeões do Mundo e Europa reconhecidos, Leandro Gomes do Desportivo é um deles

Em 2019, atletas e instituições minhotas conquistaram 24 títulos de Campeão do Mundo ou da Europa, em nove modalidades diferentes, continuando dessa forma a afirmação da região, em modalidades distintas (individuais e coletivas) e por ambos os sexos.

Esta é uma vertente do premiada pela Organização de "O Minhoto” – Troféus e volta a sê-lo na XXIII edição, que reconhece todos quantos conquistaram o lugar mais alto do pódio.  “O mérito e a dedicação de todos eles é alvo de uma Distinção Especial levada a cabo, ano após ano”, refere a organização.

Realce-se os precisamente 100 campeões do Mundo e da Europa Minhotos nos últimos quatro anos: Foram 25 em 2016, 20 em 2017, 31 em 2018 e 24 em 2019

Em 2019, 12 atletas minhotos sagraram-se Campeões do Mundo: Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Miguel Vieira e Rafael Costa (Hóquei em Patins); Bruno Torres e Jordan Santos (Futebol de Praia); Carlos Alves, Nélson Silva, Paulo Lemos, Susana Castro e Susana Sampaio (Judo S. Down) e Leandro Gomes (MMA-Artes Marciais Mistas/IMMAF), atleta do Desportivo Jorge Antunes.

Já na Europa, foram 10 os atletas da região que conquistaram o lugar mais alto do pódio: Bruno Torres e Jordan Santos (Futebol de Praia); André Pinto (Remo); Sara Rocha e Vânia Franco (Bilhar Pool); Bernardo Vieira e José Silva (Wushu Kungfu); João Machado e Luís Gonçalves (Atletismo S. Down) e Marta Jordão Paço (Surf Adaptado).

O Sporting Clube de Braga sagrou-se ainda Campeão do Mundo e da Europa de Clubes, na modalidade de Futebol de Praia.