Dérbi vizelense sorriu em S. Paio em Santo Adrião por 2-3

Dérbi com muita emoção, golos e no final com o triunfo a sorrir para os homens de S. Paio!

Nesta tarde de sábado, em Santo Adrião, houve lugar a dérbi vizelense, a contar para a 12ª Jornada da Série B da Divisão de Honra da AF Braga, com o S. Paio a levar a melhor, vencendo por 2-3.

Por si só, um encontro entre Santo Adrião e S. Paio é sempre muito apetecível, mais ainda com os dois conjuntos a chegarem a este desafio em igualdade pontual (ambos com 19 pontos) nos lugares cimeiros da tabela classificativa (a partilharem o 4° posto também com o S. Cristóvão).

Apesar do bom arranque de campeonato para as duas equipas, ambas chegavam a esta partida após resultados pouco positivos na última ronda, a formação orientada por João Pedro Ferreira a vir de uma derrota em Ronfe (3-1), enquanto os homens de Vítor Pacheco a somarem o segundo empate consecutivo (2-2, em casa, diante do Bairro), sendo que, foi também o segundo jogo consecutivo em que a turma do S. Paio desperdiçou uma vantagem de dois golos.

Com uma grande e fervorosa moldura humana, tanto afeta à equipa da casa como a apoiar a formação visitante, o dérbi dentro das quatros linhas também não desiludiu, com golos e emotividade.

Logo ao segundo minuto do encontro, Zezinho, ao ver o guardião Caló adiantado, atirou do "meio da rua" e abriu o ativo favorável aos forasteiros.

Os dois tentos que se seguiram foram ambos a partir da marca de grande penalidade: Chukwuka (8') restabeleceu a igualdade e Zezinho (24') voltou a marcar, colocando o S. Paio novamente na frente do marcador.

O conjunto de João Pedro Ferreira mostrava vontade, mas em termos práticos ia tendo dificuldades em reagir e em tomar conta dos acontecimentos. E se as coisas já estavam difíceis para o Santo Adrião, pior ficaram com o cabeceamento certeiro de Pedro Silva (34'), que assim colocou a sua equipa com uma vantagem de dois golos, resultado que se verificava ao intervalo.

Na etapa complementar, os homens da casa tentaram reentrar no desafio, mas hoje não era o dia do Santo Adrião, pois havia muita vontade, mas o S. Paio ia conseguindo travar as investidas do adversário, sendo que os visitantes também não deixaram de procurar a baliza do Santo Adrião, mas obviamente que o foco era sobretudo evitar sofrer e segurar a preciosa vantagem.

O 2-3 surgiu já em período de compensação, novamente de grande penalidade, e novamente com Chukwuka a converter da melhor forma.

Nos instantes finais houve ânimos muito exaltados, tanto no relvado como nas bancadas.

No final, triunfo dos pupilos de Vítor Pacheco, que assim passam a somar 22 pontos, mais 3 do que o conjunto de Santo Adrião.

Na próxima jornada, as duas formações defrontam adversários do fundo da tabela, mais precisamente os dois últimos classificados: o Santo Adrião desloca-se ao terreno do atual lanterna vermelha, o Lousado, enquanto o S. Paio joga em sua casa, tendo o Arco de Baúlhe como adversário.

Por Nuno Pinto

 

PUB___