UMA NOVA ABORDAGEM DE TREINO DESPORTIVO! Aprendizagem Diferencial

Daniel Faria

2018-12-06


A aprendizagem diferencial é uma nova abordagem de treino bastante diferente da tradicional, esta que é usualmente mais praticada pelos treinadores. 
Esta metodologia tem como grande objetivo dotar os atletas de respostas a um contexto que se encontra em constante mutação, como é por exemplo um jogo de Futebol. Podemos desde já concluir que a aprendizagem diferencial está diretamente conectada com a criatividade, na medida em que proporciona uma alta procura de improvisação, uma das mais complexas formas de comportamento criativo. Então, para trabalhar a criatividade numa equipa podemos adotar treinos baseados nesta abordagem, visto que este tipo de aprendizagem nasce mesmo com o propósito de combater a falta de futebol de rua, o treino desajustado, a mecanização, a prática de desporto sem prazer e o limitado conhecimento de jogo. 
Assim, a aprendizagem diferencial tem como pressupostos criar ruído, ou seja, criar situações de jogo inesperadas e nunca repetir uma ação técnica. É importante que os treinadores percebam que errar faz parte do processo e que este visa a adaptação ao jogo. 
“Errar ao invés de evitar”. Uma ideia importante sobre esta abordagem é o aumento das diferenças entre os movimentos subsequentes de maneira a produzir informação adicional para o sistema corporal e cognitivo.
Esta abordagem de treino visa desempenhar repetidamente o mesmo objetivo, utilizando diferentes formas de o fazer. 
É aqui que os treinadores precisam de intervir, dando aos atletas uma variedade de constrangimentos e obstáculos, propor variações infinitas na técnica do movimento, para estimular a procura de movimentos funcionais, para os preparar a lidar com qualquer perturbação e para atingir o sucesso em contexto competitivo.