Orgulhosamente Portugal

Zélia Fernandes

2019-06-13

Partilhe:


1-Nos dias de hoje, é com orgulho que somos adeptos da seleção nacional de futebol. Longe vão os tempos em que ficávamos sempre perto, a um golo, ou a um ponto do apuramento, não passávamos da fase de grupos e ficávamos desconsolados com a prestação dos nossos jogadores.
Agora tudo é diferente, e quando partimos para uma competição, já não temos dúvidas da nossa capacidade de a vencer.  O último domingo foi mais um dia memorável para o futebol português, repetindo-se o sucesso de 2016, e de novo com o dedo de Fernando Santos. O engenheiro ficará para sempre ligado aos êxitos da seleção de Portugal, homem pacato e de fé, tem promovido a mudança e dado estabilidade. Conseguiu estar em mais uma grande final internacional, e vencê-la, perante a outrora poderosa “laranja mecânica”. Ganhou Portugal com uma equipa recheada de um excelente lote de jogadores, alguns ainda jovens e que brilham por essa Europa fora e asseguram para os próximos anos o futuro na nossa seleção principal.  Menos jovem, mas ainda com pujança, mostrando que podemos continuar a contar com ele, Cristiano Ronaldo, deu mais uma vez um contributo decisivo, apresentando-se na sua estreia nesta competição sequioso de conquistas e não dando mostras de querer dizer o adeus definitivo aos adeptos.
Há cada vez mais respeito pela seleção lusa e pelos jogadores nacionais e o próximo desafio é já o Campeonato da Europa de 2020. Com Fernando Santos e a grande qualidade dos nossos jogadores, decerto que podemos entrar na prova como candidatos à conquista de mais um caneco. 
2- Ao nível local, destacou-se a Formação, quer no futsal, quer também no futebol, quer ainda na canoagem.  Vamos por partes. Na Canoagem, a AMAS Vizela voltou a organizar uma etapa do Campeonato Nacional de Slalom. Para além do sucesso ao nível organizativo, há a destacar as vitórias que vão sendo conseguidas pelos jovens vizelenses nas provas. Infantis e Cadetes estiveram quase irrepreensíveis com várias subidas ao pódio, nada mal, para um clube de tenra idade.
No futsal, destaques para duas equipas do Desportivo Jorge Antunes, com os Juvenis a carimbarem em definitivo a subida ao Campeonato Nacional. O final da 2ª fase da Taça Nacional foi atingido só com vitórias e com o dobro dos pontos do segundo classificado. Falta agora este fim de semana conquistar a Taça AF Braga, para fechar com chave de ouro uma época de sonho da equipa orientada por Toni Martins. Outro treinador em destaque é Filipe Teixeira pelo trabalho desenvolvido com os mais jovens jogadores da formação. A sua equipa de Benjamins sagrou-se campeã distrital, com jogadores que, apesar de muito jovens, já trabalham consigo há quatro ou cinco anos, alguns dos quais até teve que ensinar a correr. É esse trabalho que valoriza, sendo o título um complemento a tudo isso. 
No futebol importa destacar a realização com sucesso do Santa Eulália Cup 2019, iniciativa que juntou mais de 200 intervenientes, distribuídos por 16 equipas e mais umas centenas na bancada a assistir. Uma nota também para a presença de uma equipa do FC Vizela, uma década depois, num Torneio Internacional, neste caso em França, numa iniciativa a repetir.