O que é ser bombeiro voluntário

Bombeiros Voluntários de Vizela

2018-06-21

Partilhe:


Ser bombeiro voluntário é fazer parte da comunidade de forma diferente, é abraçar uma causa nobre e vestir uma farda e honrar a mesma. Dar auxílio aos outros, expondo o melhor de nós, oferecendo palavras de esperança, gestos de conforto, entre outras atitudes que ajudam a salvar vidas, sendo essa a nossa principal missão.
O voluntariado é dar e não receber nada em troca, confortando-nos apenas com um sorriso de agradecimento. O bombeiro voluntário na sua missão transporta conhecimento, espírito de equipa, esperança, bondade, empenho, todas as ferramentas necessárias para a nossa missão ser executada com sucesso. O voluntario é uma opção de vida, ajudar quem precisa, demonstrar o nosso interesse, fazer com que as pessoas se sintam bem com o nosso trabalho, mesmo não recebendo nada em troca, mas sim o espírito de dever cumprido.
O trabalho voluntário nos bombeiros, sendo ele em que situação for, é de ser valorizado com momentos bons e menos bons, enfrentando situações difíceis, como de glória. 
O trabalho de bombeiro voluntário, não tem distinção entre madrugada fria e dia quente, não tem hora, mas sim, os 365 dias por ano, sete dias por semana e 24 horas por dia, sempre com o mesmo empenho e espírito de ajudar, é essa a nossa missão como bombeiros. Certamente já pensamos, como voluntários, que dedicamos parte da nossa vida a pessoas que não conhecemos e a outras tantas que nos são próximas. 
Por vezes passamos noites sem dormir, enfrentamos doenças complicadas, incêndios, acidentes aparatosos, muitas situações de perigo irreversíveis, sendo este o nosso dia a dia.
Assim é a vida de um bombeiro voluntário, são estas as realidades da nossa opção de vida, para tal é exigida formação, conhecimento, aptidão, para que nas diversas áreas tenhamos um socorro eficaz, e que tenhamos sempre em espírito o nosso lema, Vida por Vida.