Insuficiência Cardíaca

Bruno Vaz Silva

2017-04-20

Partilhe:


A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não funciona correctamente, ou seja, não bombeia o sangue de forma eficaz ou em quantidade suficiente para o organismo funcionar correctamente. 
Desta forma, poderá sentir cansaço e falta de ar aquando a realização de algumas actividades mais intensas (correr) ou menos intensas (caminhar ou subir escadas) dependendo do grau da doença, mais leve ou mais grave, respectivamente.
Trata-se de uma patologia crónica muito frequente, com tendência a ser mais frequente e mais grave com a idade. As causas são múltiplas e incluem a hipertensão arterial, enfarte aguda do miocárdio, entre outros.
De forma a evitar vir a sofrer desta doença deverá ter alguns cuidados, nomeadamente: reduzir o consumo de sal, não fumar, reduzir o consumo de álcool, praticar exercício físico e controlar a obesidade. Se já sofre de insuficiência cardíaca estes conselhos também são válidos para si, ainda assim deverá recorrer ao seu Médico de Família que irá avaliar a necessidade de realizar alguma medicação. 
Antes de terminar gostaria de deixar alguns sinais de alarme que poderãoo estar associados ao agravamento da insuficiência cardíaca e para os quais deverá estar alerta:
- sentir mais cansaço e/ou falta de ar com esforços menores;
- necessidade de dormir com mais almofadas;
- pernas inchadas;
- aumento rápido de peso;
- urinar menos que o habitual. 
Caso tenha algum destes sintomas deverá recorrer ao seu médico de família. Ainda assim quero-lhe dizer que, apesar da insuficiência cardíaca ser uma doença crónica, se adoptar um estilo de vida saudável, cumprir a medicação prescrita e seguir os conselhos do seu médico poderá levar uma vida perfeitamente normal e feliz!