Futebol a precisar de medidas exemplares

Zélia Fernandes

2018-03-22

Remate Certeiro


1-A cada dia que passa surgem novos casos no futebol português. O futebol parece cada vez mais jogado fora das quatros linhas, ultimamente até se tem jogado bastante nos tribunais ou na Procuradoria-Geral da República deitando cada vez mais abaixo a credibilização do futebol, aumentando o lodaçal em que tem vindo a ser mergulhado nos tempos mais recentes. Os mais visados têm sido os dirigentes, mas nos últimos dias foram também lançadas suspeitas sobre alguns jogadores pretensamente corrompidos para favorecerem os seus adversários durante o jogo. E em todos estes casos os clubes envolvidos nas polémicas são quase sempre os três grandes, Benfica, Porto e Sporting. Os clubes queixam-se da falta de adeptos e espetadores nas partidas e todas estas situações, as suspeitas de corrupção passiva e ativa, os resultados combinados, as guerras entre os clubes “grandes”, que fazem os verdadeiros amantes de futebol, aqueles que não estão afetos a estes clubes deixarem de ir aos jogos de futebol. Alguém tem que tomar medidas, a justiça tem que ser apurada e tem que haver punições exemplares, para que estes casos parem, quem sabe tomar-se uma medida enérgica como se fez na Grécia, para que o futebol em Portugal volte a ser o espetáculo dentro das quatro linhas e ganhe credibilidade. 
2- E trinta jogos depois, o FC Vizela voltou a sentir o sabor amargo da derrota. Já se sabia de antemão que o jogo com o Fafe estaria envolto em dificuldades, Carlos Cunha afirmou mesmo, “é natural o Fafe vencer em Vizela, assim como nós ganhámos em Fafe”. Ainda assim, quem assistiu ao jogo percebeu que neste jogo, os jogadores vizelenses estiveram aquém do que já têm feito e que não foram capazes de reagir ao golo da formação forasteira. Ainda assim, o FC Vizela continua a liderar a Série A, agora com apenas mais quatro pontos que o segundo, a formação do Vilaverdense. 
A cinco jornadas do final desta fase regular da competição, o Farense, na Série E, foi a primeira equipa a garantir o apuramento para o Play Off de Promoção, numa das séries mais desequilibradas da prova. Também a União de Leiria está perto de alcançar este desiderato e soma 65 pontos na Série C. Equilíbrio total na Série B, com as duas primeiras equipas a somarem 45 pontos, mas com muitas outras por perto. Mais parecidas as Séries A do FC Vizela e a D, onde há domínio de uma equipa, mas com poucos pontos de vantagem. Tudo em aberto portanto, pelo menos, para as Séries, A, B e D, resta aguardar para vemos o que nos ditam os restantes jogos, antes da fase do “bota abaixo”, que levará duas equipas aos Campeonatos Profissionais.