Editorial 29 de Março 2018

Fátima Anjos

2018-03-29

Não é novidade de que Vizela é fértil em talento e criatividade.


Sempre o foi. Terra com uma veia artística invejável, que herdou a obra de Joaquim da Costa Chicória e os ensinamentos de homens como Renato Costa ou António da Costa Vieira. Terra de empreendedores como comprovam os feitos dos médicos Abílio Torres e Armindo Freitas Ribeiro Faria, do professor Francisco Costa ou do poeta e advogado Bráulio Caldas. E continuará a ser. Facto comprovado pelas novas gerações, que continuam a levar longe o nome de Vizela. E prova disso mesmo é a edição do RVJornal que lhe apresentamos esta semana.

Na música destacamos Pedro Costa, que acaba de lançar o seu primeiro EP com o seu projeto West Coast Men e sobre o qual recaem muitas expetativas. Acredito que só precisa de ser descoberto “pelas pessoas certas” para dar um salto na sua carreira. Mas também lhe damos a conhecer o talento de Carolina Rocha para a música, até agora desconhecido. Não é todos os dias que nos deparamos com alguém tão jovem com tanta “bagagem” para transformar emoções em bonitas canções. Ainda na música partilhamos a entrevista do último Corta e Prega com Artur Peixoto, que integra os 4Mens, e que se tornou um “fenómeno” na música popular.

Falamos ainda de Arnaldo Macedo, o pintor que inaugura este sábado, uma exposição coletiva na Cidade Invicta, preparando-se já para seguir para Braga, onde participará numa outra iniciativa artística. Também não podemos ficar indiferentes a Tiago Amaral, o vizelense que integra a Companhia Nacional de Bailado e que este fim de semana promove um espetáculo na cidade vizinha de Fafe.

Passamos agora para a moda. Do nome de Luís Carvalho temos vindo a falar nos últimos tempos, e com muita justiça, pelo trabalho desenvolvido pelo estilista vizelense, mas esta semana, falamos-lhe de Anabela Baldaque, a designer vizelense que passou, mais uma vez, pelo Portugal Fashion, desta vez, com a coleção Aurora, nome da sua mãe - uma das vizelenses mais bairristas que conheço.

Das novas gerações e no associativismo falamos esta semana da Associação Juvenil VizelaImaginactiva e aqui destacamos Filipe Costa, um dos seus fundadores. Isto sem esquecer as conquistas dos nossos jovens desportistas, alguns deles com títulos mundiais conquistados no último fim de semana. Mas ainda podemos falar da gastronomia e não é por acaso que damos notícia do envolvimento do Chef Rui Martins na reabertura do Café “A Brasileira”, um dos ícones da cidade do Porto.

Não há dúvidas de que há talento de Vizela espalhado por todo o país. Aliás, um talento que se espalha além fronteiras, tal e qual o damos a conhecer com a nossa rubrica “Vizelenses pelo Mundo”. Esta semana, falamos de Maria Madureira, que é leitora do Instituto Camões, trabalhando em duas universidades na Tailândia.

Tudo isto para dizer que temos de acarinhar o que é nosso, principalmente, os mais novos, no sentido de os motivar a fazer mais e melhor, porque todos teremos a ganhar com isso. E da mesma forma que na anterior semana defendi a concretização do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2017, venho esta semana manifestar o agrado pelo facto de, entretanto, ter sido calendarizada a sua execução.

Aproveitem os próximos dias para estarem com a família e restabelecerem energias!