Editorial 18 de julho de 2019

Fátima Anjos

2019-07-18


A última semana ficou marcada pela devoção e carinho demonstrados ao nosso padroeiro - o S. Bento das Peras. Pela primeira vez, pelo menos aos microfones da Rádio Vizela, o autarca Victor Hugo Salgado veio exprimir a sua opinião pessoal sobre o Feriado Municipal e, embora reconhecendo toda a importância que o dia 11 de Julho assume para a nossa comunidade, defendeu que este deve continuar a ser comemorado a 19 de março, justificando a sua tomada de posição com a necessidade de reforçar a identidade do concelho, cuja luta pela autonomia administrativa lhe está inteiramente intrínseca.
Não há qualquer dúvida de que haverá opiniões diferentes e será precisamente por isso que a data do Feriado Municipal será referendada, ao que tudo indica, aquando das próximas Eleições Legislativas, ou seja, no próximo dia 06 de outubro. É importante mesmo que este aconteça este ano, caso contrário, o assunto passará a não ser levado a sério.

Mas não acredito que o facto de não ter sido feriado em Vizela no passado dia 11 de julho tenha sido impeditivo para que os vizelenses tenham deixado de participar nesta festa ou manifestado a sua fé junto do S. Bento. As atenções devem sim estar centradas nas obras que foram sendo anunciadas ao longo das últimas semanas e reforçadas na emissão que a Rádio Vizela levou até si no último sábado.

Urge o término das intervenções da Altice e da Vimágua para que a intervenção da Câmara e da Junta de Freguesia de Caldas de Vizela na principal via de acesso ao santuário seja uma realidade. Este ano ficou difícil a circulação dos peregrinos… Para o ano, já se esperam, por uma questão principalmente de segurança, os tão aguardados passeios, bem como a requalificação do pavimento. 

Também não é menos verdade que o monte do nosso padroeiro é visitado cada vez por mais pessoas. Isso é perceptível, principalmente, em dias que não são de festa mas que mais parecem. Basta que passemos no S. Bento nos domingos de verão. Por isso, a Confraria de S. Bento das Peras sabe que tem de melhorar as condições de acolhimento e isso passará, tal como já foi referido, pela criação de parque de estacionamento, novos sanitários, alargamento do parque de merendas com reconversão de edifício para servir de apoio ao mesmo mas também para a venda de artigos religiosos. Não temos dúvidas de que com mais ou menos dificuldade esta será uma obra para ser executada. Alfredo Ribeiro escolheu muito bem o seu número 2 e aquele que é hoje o presidente da Confraria de S. Bento das Peras, José Armando Branco, será o homem certo no local certo pela sua capacidade de reunir junto de si pessoas e entidades capazes de dar o impulso necessário.

A ermida de S. Bento também será intervencionada, mas o grande projeto será mesmo a construção de um novo templo. Não deverá ser para já… Até porque sabemos que tal implicaria um investimento da Câmara Municipal de Vizela, tal como aconteceu no passado aquando da requalificação do Monte de S. Bento, e o orçamento não estica. Além dos investimentos que se encontrem em curso, o Executivo sabe que terá ainda de encaixar nos próximos dois orçamentos alguns dos projetos que integravam os seus programas eleitorais.
Vamos ver.

Até lá, aproveitem bem o fim de semana. Há Vizela em Festa no Parque! Desfrutem! É para todos!.