Domingo será dia de festa

Fátima Anjos

2017-03-16

Partilhe:


Vizela comemora este domingo, 19 anos de emancipação administrativa e mantenho a opinião de que, independentemente de tudo aquilo que possam dizer, haverá sempre motivos para festejar. Em primeiro lugar para fazer justiça à luta travada por grandes vizelenses durante décadas e depois porque aquilo que foi conquistado tem um significado enorme para todos.

 

Engane-se quem pensar que Vizela seria hoje aquilo que se nos apresenta caso se tivesse mantido sob a administração do concelho de Guimarães. Isso não existe… Agora também não é menos verdade de que já se passaram 19 anos, o que quer dizer que já passou muito tempo e que é legítimo que todos possam ambicionar para além do que aquilo que foi feito.

 

A minha opinião é que Vizela reúne um conjunto de condições que lhe permitem ir mais além. Vejo isso acontecer em outros concelhos de dimensão idêntica. E também entendo que esse passo de qualidade não depende apenas do poder político. Mas a este caberá dar o primeiro sinal… O restante chegará com investimento privado, dinâmica associativa e cidadania ativa.

 

Domingo será dia de festa… Será dia de olhar para trás e lembrar quanto suor foi preciso despender para que a restauração do concelho se viesse a tornar uma realidade, mas também será momento de projetarmos o futuro de Vizela, numa altura que é de extrema importância para os municípios deste país. Isto porque poderão estar em vésperas de ganhar novas e importantes competências, através de um processo de delegação que o Governo de António Costa promete executar.

 

Mas domingo será dia de festa… E por isso se deveriam esperar sorrisos e menos atritos políticos que em muito dividiram os vizelenses nos últimos 19 anos. Por muito que a luta pelo poder faça parte da política, em Vizela esta excedeu-se, por várias vezes, ao longo deste tempo e não é por esta forma de estar na vida que o povo de Vizela era conhecido. Se conseguiu a sua autonomia foi porque nunca teve dúvidas de que a união um dia iria ter a força necessária para fazer no Largo de S. Bento a mais bela festa azul e amarela que o país já viu.

 

Sim, domingo será, de facto, um dia de festa… A Rádio Vizela será distinguida com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, proposta pelo Conselho de Condecorações, e aprovada em Reunião de Câmara por unanimidade. A mesma Rádio Vizela que foi um importante “veículo de comunicação” na luta pela emancipação administrativa, tornando-se a voz de um povo e fazendo eco de um sonho que de tão repetido se acabou por realizar.

 

Viva o 19 de Março! Viva Vizela… Mas parabéns também para Rádio Vizela, para a médica Maria do Resgate Salta e o para o Padre Adelino Rosas, cujos nomes ficarão gravados na história deste jovem mas nobre concelho.