Página inicial | Notícias | Local | Obelisco com nomes dos defensores do concelho

Obelisco com nomes dos defensores do concelho

image

A colocação de um obelisco junto ao “Fórum Vizela” com os nomes dos governantes e deputados que, no passado, defenderam a criação do concelho de Vizela na Assembleia da República é uma proposta que foi lançada por Manuel Campelos e Dinis Costa garante que esta será levada à prática dentro em breve.

“O obelisco é para se fazer”, afirmou o edil vizelense, em declarações ao RVJornal, que considera “justa” a iniciativa do líder do Movimento para a Renovação do Concelho de Vizela. Antes de avançar com o projecto, Dinis Costa, que disse só ter tomado conhecimento da intenção de Manuel Campelos recentemente, considerou que todas as forças políticas deveriam ser ouvidas sobre esta matéria, dado que entre os homenageados estão individualidades de todos os partidos.

Por isso, coube a Manuel Campelos endereçar uma carta todas as forças, na qual indicou as individualidades cujo nome ficará gravado neste obelisco, com base no conhecimento adquirido através da condução que fez do processo reivindicativo junto da Assembleia da República. São eles: Bloco de Esquerda (UDP) – Mário Batista Tomé; Centro Democrático Social (CDS/PP) – Gonçalo Ribeiro da Costa, José Sanches Osório, Manuel Silva Monteiro, Maria José N. Pinto; Partido Comunista Português (PCP) – Carlos Alfredo Brito, João Gonçalves Amaral, José Manuel Mendes, Octávio Augusto Teixeira; Partido Popular Monárquico (PPM) – António Cardoso Moniz, Gonçalo Ribeiro Teles, Luís Otolini Coimbra; Partido Socialista (PS) – Alberto Oliveira e Silva, António Almeida Santos, António Oliveira Guterres, António Silva Braga, Francisco Assis Miranda, Joaquim Moreira Raposo, Manuel Alegre Duarte; Partido Social Democrata (PSD) – Domingos Duarte Lima, Francisco Sousa Tavares, Mário Montalvão Machado e Natália Oliveira Correia e União de Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS) – António Lopes Cardoso. Em relação ao PS, Dinis Costa referiu que haverá uma alteração, com a introdução do nome de Eduardo Pereira. “Foi o primeiro socialista a vir cá dizer que era a favor do concelho. Na altura, era ministro e não teve medo”, frisou o autarca vizelense.

 

Fazer justiça a Manuel Campelos

 

De acordo com Dinis Costa, “há já um arquitecto da Câmara Municipal a tratar do projecto do obelisco, que deverá ser colocado junto ao parque infantil do “Fórum Vizela””. “Teremos que articular essa questão com o sr. Armando Antunes”, ressalvou o presidente do Município. Dinis Costa disse ainda ser altura de “reconhecer aqueles que lutaram pelo concelho”. “E nós vamos fazer justiça a Manuel Campelos. A Câmara já o nomeou como cidadão honorário de Vizela, mas irá fazê-lo em outra perspectiva. É uma ideia que tenho, mas serão os vereadores os primeiros a conhecê-la e a votá-la”, rematou Dinis Costa.