Sarau mostrou que hoje a escola está diferente

Iniciativa teve lugar ontem à noite, no Patronato de S. João.

A escola é hoje muito mais do que o ensino da matemática e do português. Prova disso mesmo foi o resultado de mais uma edição do Sarau Cultural do Agrupamento de Escolas de Vizela. Música, dança, teatro, literatura, a arte no seu esplendor com os mais novos como protagonistas e que fizeram as delícias dos presentes, inclusive da professora Fátima Cepeda, da direção do Agrupamento, que ressalvou o facto desta ser uma atividade que se prepara com muita antecedência e que exige de todos muito empenho. “Este trabalho colaborativo com tanta gente associada é que faz deste espetáculo inspirado e completo”, salientou a docente.

Esta é também uma forma de aproximar a família da escola. Quem o diz é Abílio Costa, presidente do Agrupamento: “Temos turmas do ensino articulado da música, bem como o Clube de Artes Recreativas e que proporcionam estes momentos fantásticos”. “Aos nossos alunos queremos proporcionar outros espaços de participação, além das habituais matérias académicas. Além disso também queremos chamar as famílias para lhes mostrar que a escola não é a mesma da antigamente”.

O resultado deste sarau cultural representa a alma do Agrupamento de Escolas de Vizela. Este é o entendimento de Agostinha Freitas. A vereadora da Educação na Câmara Municipal de Vizela entende que o desenvolvimento deste tipo de atividades dá aos alunos competências importantes além do que é leccionado na sala de aula: “O Agrupamento de Escolas de Vizela está de parabéns porque mostrou verdadeiramente o que é uma escola. O que desenvolveram em palco são competências que não se aprendem na sala de aula mas que também lá são trabalhadas como o respeito e a interajuda”. “Também considero que o fim de um ano letivo tem de ser celebrado. Este não se faz apenas de exames mas também desta fraternidade que vimos aqui hoje. A escola é isto e este sarau foi mesmo muito bonito”, rematou a responsável autárquica.

PUB___