Realizou-se o 2º Encontro Distrital Escolar de Xadrez

Iniciativa contou com a presença de cerca de 70 alunos do Distrito de Braga

No passado dia 16 de fevereiro deu-se continuidade à época de Xadrez Escolar do presente ano letivo, 2018/2019. O Clube de Xadrez da Escola Básica de Ribeirão organizou o 2º Encontro Distrital Escolar - Série B e esta prova contou com a participação de 70 alunos provenientes de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão: Escola Básica de Pedome, Agrupamento de Escolas de Ribeirão e Didáxis – Vale S. Cosme, bem como, Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.

A arbitragem esteve a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante e o diretor deste evento escaquístico foi o professor José Cunha.

Este Encontro Escolar de Xadrez saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, que durante seis sessões viveram emoções até ao cair da seta do relógio numa tarde de sábado!

Foram atribuídos prémios para os três primeiros classificados por escalão e género: Juvenil, Iniciado, Infantil B, Infantil A e Benjamim.

O Clube de Xadrez Escolar da Didáxis-Vale S. Cosme fez-se representar por 15 alunos provenientes de 3 Escolas: Didáxis-Vale S. Cosme, Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Colégio do Ave.

Foram realizados três torneios: Benjamins (seis alunos participantes), Infantil (44 participantes nos infantis A e B) Juvenil (20 alunos participantes juvenis e iniciados).  

O grande vencedor absoluto Juvenil foi Pedro Vieira Carvalho, aluno da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que alcançou uma performance invicta: 5,5 pontos em seis possíveis! Simão Cunha, aluno finalista do 12.º ano da Didáxis-Vale S. Cosme, alcançou o 2º lugar, com os mesmos pontos que o 1º lugar, mas não foi feliz nos critérios de desempate, e o 3º lugar do pódio foi ocupado por José Rui Matos, aluno do 11º ano do Colégio do Ave, que totalizou quatro pontos. Ainda no escalão Juvenil destaque para Ana Beatriz Costa, aluna do 11º ano do Colégio do Ave, que se classificou em 2.º lugar feminino Juvenil. A Didáxis-Vale S. Cosme ainda se fez representar por Tiago Silva que se posicionou em 4º lugar com quatro pontos e fechou a classificação coletiva, assegurando o 1º lugar por Escolas para o Clube de Xadrez da Didáxis.

No escalão Infantil o grande vencedor absoluto foi José João Pinto, aluno do 4º ano do Colégio do Ave, que alcançou uma performance 100% vitoriosa: seis pontos em seis possíveis. De destacar que o pódio Infantil A foi ocupado na totalidade por mais dois alunos do Colégio do Ave, Duarte Abreu (2º lugar geral; cinco pontos) e Matis Ibanez (5.º lugar geral; cinco pontos). Gonçalo Salgado (13º lugar geral; 3,5 pontos) fechou a classificação coletiva assegurando o 1º lugar por Escolas.

No escalão Benjamim o Colégio do Ave voltou a alcançar o pleno, pois o grande vencedor absoluto foi João Diogo Pereira, aluno do 2.º ano do Colégio do Ave, que alcançou uma performance 100% vitoriosa: cinco pontos em cinco possíveis! Salvador Pereira e Tiago Sá, também alunos do 2º ano do Colégio do Ave, fecharam o pódio absoluto, classificando-se em 2º e 3º lugar, respetivamente.

O Colégio do Ave fez-se ainda representar por mais três alunos que obtiveram prestações meritórias: Benjamim – Diogo Ramos, Guilherme Leal e Manuel Afonso Ribeiro.

O 3º Encontro Distrital Escolar de Xadrez – Série B realizar-se-á no dia 09 de março na Didáxis- Vale S. Cosme.