Pilotos que vão à Baja de Portalegre recebidos na Câmara

São quatro os representantes do concelho na edição deste ano da mítica prova

Vizela tem este ano a maior representação de sempre na Baja de Portalegre. A edição 33 da prova realiza-se entre esta quinta-feira e o sábado próximo, ou seja, de 24 a 26 deste mês e vai contar com a presença de quatro pilotos de Vizela. Filipe Silva tem sido presença continua nos últimos seis anos e desta vez terá a companhia de Luís Carlos Pinto, que regressa depois da estreia do ano passado, ambos na mesma categoria nos quads. Esta edição terá também as estreias de Nelson Silva, também nos quads e de Bruno Miranda nas motos.

Esta tarde os quatro pilotos foram recebidos na Câmara Municipal, pelo presidente Victor Hugo Salgado, pela Vereadora do Desporto Agostinha Freitas e pelo Vereador Jorge Pedrosa. A iniciativa serviu também para mostrar as máquinas com que os pilotos vão competir na mítica prova de todo o terreno alentejana.

Esta apresentação surge no seguimento do apoio financeiro, concedido pela autarquia aos pilotos. Victor Hugo Salgado, referiu que se trata de um apoio quase simbólico, mas importante.  “É um pequeno apoio, quase simbólico, mas que julgo ser importante. Mais do que qualquer apoio, julgo ser importante termos hoje aqui os pilotos e as máquinas, e poder-lhes desejar pessoalmente boa sorte, para que tudo corra bem e venham bons resultados para Vizela”.

Os quatro pilotos partem com expetativas diferentes para a Baja, Filipe Silva, é o piloto mais habituado a estas andanças, pois prepara-se para a sétima participação. O ano passado foi quarto nos quads, por isso, este ano a aposta é mais alta, e vai tentar alcançar o pódio. “Vou arriscar mais, porque acho que tenho condições de obter um lugar no pódio.

Já Luís Carlos Pinto, que regressa este ano, após a estreia o ano passado, com desistência, por queda, garante que tudo vai fazer para terminar a prova, de preferência entre os primeiros 20. “O meu objetivo este ano é acabar, mas de preferência no top 20. Sinto-me preparado, já estou mais avisado do que me espera e por isso julgo que posso atingir este objetivo”, referiu.  Serão dois os estreantes de Vizela em prova, um deles é Nelson Silva, que estará ao comando de um quad. O piloto admite que não treinou muito, mas quer chegar ao final. “Não trabalhei muito, acho que esse é o maior pecado na minha preparação. No entanto, espero que tudo corra bem e consiga alcançar o meu objetivo, que era conseguir chegar ao final”.

Nas motos vai estar Bruno Miranda, que pela primeira vez vai fazer uma prova com esta dimensão. Para este já veterano piloto o grande objetivo é também cortar a meta. “estou bem preparado, onde subir a mota, logo se vê o que vou ser capaz de fazer”, refere.

A Baja Portalegre 500, que arranca esta quinta-feira, dia 26, será composta por um prólogo e três sectores seletivo, repartidos por dois dias de corrida, num total de 508 quilómetros cronometrados. Esta é uma tradicional prova de Todo-o-Terreno da Península Ibérica, faz parte da Taça do Mundo de Rallyes Todo-o-Terreno da FIA – Federação Internacional do Automóvel, disputada nas categorias de automóvel, moto e quad.

PUB___