Maria Carvalho na Turquia para revalidar título mundial

Seleção Nacional viajou para Antalya, na Turquia, onde até segunda-feira se realiza o Mundial de Kempo.

 Maria Carvalho é natural de Santo Adrião, atleta da Associação KTF e presença habitual nas grandes provas internacionais de Kempo, uma das vertentes dos Desportos de Combate.

Na tarde desta terça-feira, dia 23, a atleta de 17 anos de idade embarcou em Lisboa, com os restantes elementos da Seleção Nacional, rumo Antalya, na Turquia, onde até segunda-feira se realiza o Mundial de Kempo.

Antes da partida a jovem atleta passou pela Rádio Vizela onde perspetivou a sua presença na competição, onde tem como grande objetivo a revalidação do título mundial conquistado em 2023. “Quero revalidar o meu título de Campeã do Mundo todos os anos, porque enquanto não estamos nos jogos olímpicos este é o topo que podemos atingir”

Apesar de sentir que está num bom momento de forma, garante que há sempre este friozinho na barriga, pois não sabe quem vai encontrar nestas grandes provas. “Sabemos que são atletas de outro nível, com muito mais capacidades, que vão ajudar também a testar o meu valor. Aqui já conheço bem as minhas adversárias, mas lá é diferente, muita coisa muda no espaço de um ano”.

Apesar da qualidade das atletas estrangeiras, Maria Carvalho têm-se conseguido impor, pela persistência e garra que confere a cada combate. Este ano regista-se ainda a subida para o escalão -55 quilos, o que torna ainda “maior a incógnita”, sobre as atletas com quem vai competir neste Mundial na Turquia.

A frequentar o 12º ano na Escola Secundária de Vizela, Maria Carvalho vai a este Mundial ao abrigo do estatuto de atleta de Alto Rendimento. Confessa que sempre que regressa de quase duas semanas sem aulas sente-se um pouco perdida, mas com a ajuda dos professores recupera rapidamente. Para o próximo ano entrará na universidade, situação que segundo a atleta motivará “uma decisão quanto ao seu futuro na modalidade”.

Refira-se que para além da presença no Mundial, Maria Carvalho recebeu há dias a nomeação para estar presente na Gala anual do Instituto Português do Desporto e Juventude. Uma distinção apenas ao alcance dos grandes campeões nacionais, como é o caso da jovem atleta vizelense.

PUB___