Empresa poluidora de Fafe ligou-se à rede de saneamento

Informação dada à lusa pela vereadora do Ambiente.

Está ligada à rede pública de saneamento a empresa de estamparia de Fafe, suspeita de descargas poluentes para o afluente do Rio Vizela – Ribeira de Calvelos - confirmou à Agência Lusa, a vereadora do ambiente naquele município. De acordo com Helena Lemos, a unidade fabril situada na zona de Santo Ovídio tem drenado, nos últimos dias, os seus efluentes industriais para um coletor que liga à rede das “Águas do Norte”. Esta é uma situação de “caráter provisório” e a responsável espera agora que o caso continue a contar com o acompanhamento das entidades fiscalizadoras.

Refira-se que a estamparia em causa está obrigada a desativar a sua estação de tratamento de efluentes.

A unidade industrial era suspeita de poluir a ribeira de Calvelos e já estaria há vários meses a ser acompanhada pelas autoridades competentes. No passado mês de julho, recebeu uma inspeção e as autoridades determinaram a obrigatoriedade de cessação das descargas poluentes para a linha de água e a ligação imediata à rede de saneamento.

A empresa interpôs uma providência cautelar que permitiu, segundo a vereadora, ganhar alguns dias. A estamparia retomou a atividade no início de setembro, incumprindo, de novo, na obrigação de se ligar à rede de saneamento. Mas no dia 05 de setembro, foi denunciada pelo Amigos do Ambiente de Cepães – Fareja e, no dia seguinte, elementos da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), com o apoio de militares do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), deslocaram-se à empresa e detiveram um dos seus responsáveis por alegado crime de desobediência. O detido ficou sujeito a termo de identidade e residência e o processo baixou a inquérito.

Segundo a vereadora, a empresa iniciou então contactos com a “Águas do Norte” para se ligar à rede pública de saneamento, o que se verificou nos últimos dias. Disse ainda que este “era o último foco de efluentes industriais, de forma contínua, no concelho, depois de no passado terem sido eliminadas outras situações”.

PUB___