Dia Internacional do Yoga permitiu fim de tarde zen

Meraki foi o evento que celebrou o Dia Internacional do Yoga em Vizela, na Marginal Ribeirinha.

Yoga é união. A vizelense Sandra Monteiro foi o rosto por detrás do Meraki, evento criado com o objetivo de assinalar o Dia Internacional do Yoga. Dezenas de praticantes e não praticantes participaram numa mega aula de yoga, dirigida por vários professores, havendo, em simultâneo, música ao vivo, cântico de mantras e um piquenique.

Sandra Monteiro é professora de yoga e foi ela quem nos explicou o significado de Meraki: “Foi um pouco difícil encontrar o nome que represente aquilo que eu gostaria de ter aqui no Dia Internacional do Yoga e Meraki pareceu-nos bem. Meraki tem vários significados, Meraki são as pessoas que dão algo com criatividade, com amor e com alma”.

De acordo com Sandra Monteiro, que tem em Vizela uma escola de yoga, há cada vez mais adeptos desta disciplina. “Cada vez mais, foi uma surpresa para mim quando iniciei as aulas em Vizela. Não esperava ter logo uma afluência tão grande. A escola abriu há quase três anos e no primeiro ano reuni logo 87 alunos. Foi uma surpresa muito grande para mim conseguir que tanta gente viesse e que ganhasse gosto por esta linda forma de vida”, explicou a vizelense.

De acordo com Sandra Monteiro, neste primeiro Meraki houve quem experimentasse pela primeira vez esta disciplina, mas também aqueles que já a praticam há algum tempo.

 

“Yoga é uma filosofia de vida”

 

Desde 2016 que a UNESCO declarou o yoga indiano como Património Imaterial da Humanidade. Segundo a vizelense, mais do que “uma prática física, o yoga é uma filosofia de vida”. Mas quais as vantagens de praticar yoga? Questionámos Sandra Monteiro. “São tantas, para o corpo e para a mente. São tantas as razões que levam as pessoas a procurar uma prática de yoga, são tantas as que procuram pela prática, pelo corpo, mas rapidamente vão encontrando um significado bem maior para a sua prática. Tudo o que nós fazemos nas aulas - que não são só posturas -, são respirações, meditação, criar intenções, levar-nos a desfrutar a vida de outra forma”.

“Houve aqui primeiras vezes de muita gente, mas toda a gente se portou muito bem. Foram dadas posturas para todos, os professores também foram rodando pelo palco e foram ajudando as pessoas que estavam aqui para a prática. Por isso penso que correu tudo muito bem”, enalteceu à Rádio Vizela Sandra Monteiro.

Ainda antes do piquenique e do cântico de mantras à volta de uma fogueira, a vizelense Sandra Monteiro mostrava-se “extremamente feliz” pela forma como correu a mega aula de yoga. “Vale sempre a pena. Quando a gente deposita tanto amor nas coisas, não há como não correr bem”. Para o ano é para repetir? “Claro que sim e bem maior. Este ano foi uma experiência, penso que para o ano vamos conseguir ter ainda mais gente”, destacou Sandra Monteiro.

 

Reportagem para acompanhar no RVJornal, quinta-feira nas bancas.

PUB___