Dadores de Sangue Vizela vão festejar 31 anos

São duas as iniciativas que marcam os 31 anos de existência da Associação dos Dadores de Sangue de Vizela (ADSV). Haverá uma mega recolha de sangue no dia de aniversário e dias depois realiza-se uma Gala, no Auditório Municipal Francisco Ferreira.

A ADSV completa 31 anos na próxima quarta-feira, 24 de abril. Nesse dia, um posto móvel vai estar estacionado na Praça da República, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, para que os interessados possam dar sangue. Por volta das 16h00, serão cantados os parabéns à associação e haverá bolo de aniversário. Este é o único momento previsto para o dia 24 de abril, mas não ficarão por aqui as comemorações. Isto porque, no dia 27 de abril (sábado), às 15h30, no Auditório Municipal Francisco Ferreira, vai realizar-se uma Gala de Aniversário, a exemplo do que aconteceu em 2023, por ocasião dos 30 anos da coletividade. Esta Gala servirá para “reconhecer todos os dadores que já fizeram 50 dádivas”, atribuindo-lhes o Galardão das 50 dádivas. Há cerca de 20 dadores que este ano recebem esta distinção, embora nem todos possam estar presentes nesse dia, indica José Manuel Guimarães, presidente da ADSV.

Mas a Gala de Aniversário ficará também marcada pela homenagem póstuma a Ofélia Alves, que durante muitos anos foi um dos rostos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. No ano passado, Ofélia Alves participou nas comemorações dos 30 anos da associação e ficou desde logo estabelecido que em 2024 seria alvo de uma homenagem. “Ia ser em vida, mas quis o destino que não fosse assim, não vai estar presente fisicamente, mas ela está “presente” em cada momento, porque era uma pessoa muito querida, que sempre nos acarinhou, deu muito de si para que a nossa associação também pudesse atingir estes patamares que atingimos, devemos muito a ela, aprendemos muito com ela e por isso vamos fazer-lhe esta homenagem”, afirma José Manuel Guimarães.

Além da homenagem póstuma a Ofélia Alves e da distinção aos dadores com 50 dádivas, a Gala de Aniversário contará com alguns apontamentos musicais protagonizados pela vizelense Maria Damasceno. “Estamos a contar que seja uma Gala como no ano passado, ou melhor, e convido todas as pessoas, dadores e não dadores, para que possam estar presentes no Auditório Municipal Francisco Ferreira”, apela o dirigente.

José Manuel Guimarães deixa uma “mensagem de gratidão a todos os dadores que têm colaborado com a associação”, mas também “a todos os dirigentes, atuais e antigos”, e ainda “à Rádio Vizela, um parceiro incomparável, na divulgação das nossas atividades”.

Mas a melhor forma de celebrar um aniversário de uma associação que se dedica à promoção da dádiva de sangue é, precisamente, dar sangue. “Estamos sempre a precisar de sangue nos hospitais e o apelo que faço é que as pessoas que nunca doaram o seu sangue que o façam, temos os técnicos de saúde, os médicos e enfermeiros que estão lá [nas recolhas] para nos ajudar, não custa nada e cada dádiva salva três vidas, todos os dias são precisas 1000 a 1200 unidades de sangue, é para isso que nós trabalhamos”, lembra José Manuel Guimarães.

Esta quinta-feira, dia 18, tem já uma oportunidade para estender o seu braço e dar sangue. A recolha realiza-se entre as 15h00 e as 19h00, no Centro Pastoral de S. Miguel. Na próxima semana, recorde-se, há mega recolha na Praça da República, no dia 24.

PUB___