Bolinhol na 1ª eliminatória do Concurso 7 Maravilhas Doces

Lista completa pode ser consultada no site https://7maravilhas.pt/.

O bolinhol, pão de ló com cobertura de açúcar, tradicional de Vizela, integra a lista de doces nomeados para a 1ª eliminatória do Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

A lista completa pode ser consultada no site https://7maravilhas.pt/. Há sete categorias distintas, sendo que o doce típico de Vizela está inserido na categoria “Doce Território”. As restantes categorias são “Bolo de Pastelaria”; “Doce de Colher e Doce à Fatia”; “Biscoitos e Bolos Secos”; “Doces Festivos”; Doces de Fruta e Mel”; e a categoria “Doces de Inovação”.

Foi na apresentação do programa comemorativo do aniversário do concelho que Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, revelou que a autarquia ia apresentar a candidatura do bolinhol às 7 Maravilhas Doces de Portugal. 

“Eleger as 7 Maravilhas de Portugal é cada vez mais um ato emotivo, uma tomada de posição sobre quem somos e de onde vimos. O produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições são cada vez mais fatores distintivos nas eleições 7 Maravilhas”, lê-se na página oficial na internet da organização.

O Município de Lousada também concorreu às 7 Maravilhas Doces de Portugal com duas sobremesas típicas do concelho. Os Beijinhos de Amor e o Leite Creme Queimado. O primeiro está integrado na categoria “Biscoitos e Bolos Secos” e o segundo na categoria “Doce de Colher e Doce à Fatia”.

No dia 8 de maio é realizado, no período da manhã, um programa especial 7 Maravilhas na RTP1, em que vão ser divulgados os 7 Doces que vão representar cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas nos programas RTP1, entre julho e agosto.