António José Silva da Vizelgolfe sagrou-se campeão nacional

Competição individual de minigolfe terminou com a jornada de Vizela

No passado Fim-de-semana, realizou-se em Vizela a 4ª e última Jornada do Campeonato Nacional Individual em Minigolfe, mantendo viva uma tradição com mais de 40 anos que enche de orgulho não só a equipa anfitriã (Vizelgolfe) como também todo um concelho.

Estiveram presentes cerca de 90 atletas representando dez clubes, a saber, Clube de Minigolfe do Porto (CMP), Clube de Minigolfe da Costa Nova (CMCN), Clube de Minigolfe de Lamego (CML), ADA Portel (ADA), Necessidades Futebol Clube (NFC), Minigolfe Clube de Portugal (MCP) e a VIzelgolfe (VZG).

Mais uma vez, o tempo não esteve do lado dos minigolfistas fazendo com que a categoria de Homens e Senhoras realizassem apenas 3 voltas de minigolfe, sendo que as restantes categorias realizaram 4 voltas. Mas nem as paragens constantes impediu que todos os atletas presentes se dedicassem “de alma e coração” ao seu desporto de eleição.

A cerimónia de encerramento contou com a presença de Joaquim Meireles Vice-Presidente da Camara Municipal de Vizela e de Agostinha Freitas Vereadora do Desporto, coroou os novos Campeões Nacionais da modalidade.

O destaque da Jornada vai inteiramente para António José Silva, Atleta da Vizelgolfe, que pela primeira vez se sagrou Campeão Nacional de Veteranos, segurando a vantagem que trazia da jornada anterior e fazendo prevalecer o fator casa para ampliar ainda mais essa vantagem. De salientar também, que a Vizelgolfe conseguiu ainda 1 medalha de Prata (Rui Dias) e 3 Medalhas de Bronze (Manuel Pinto, Tiago Ferreira e João Ferreira), bem como 2 menções honrosas (Filomena Mendes e Miguel Bento) nas restantes categorias.

Na categoria de Homens o grande vencedor foi João Nabais (MCP) que assim se sagrou Tricampeão Nacional, seguido de André Manuel (CMP) e Rui Garcia (MCP). O melhor Vizelense foi Miguel Bento em 7º lugar (vencedor da Jornada 23-22-23) que fruto da boa exibição chegou aos lugares selecionáveis para a Seleção Nacional. Tiago Bastos (14º), José Mateus (15º), Abílio Meneses (18º), Luís Cunha (21º), Rui Cunha (25º), Paulo Cassiano (26º), Hélder Mendes (28º), Armindo Machado (31º) e Paulo Torralvo (37º)

Na Categoria de Senhoras a grande Vencedora foi Inês Fontes (CMP) ainda em idade Júnior e que liderou desde a primeira jornada seguida de Cristina Fernandes atleta Vizelense que representa as cores do MCP e Anabela Pereira também atleta do MCP. Filomena Mendes atleta da Vizelgolfe recebeu uma menção Honrosa pelo seu 6º lugar na tabela classificativa.

Em Juniores Masculinos, a indecisão foi até à última caindo o título para o atleta João Santiago do CML. Rui Dias atleta de Vizelgolfe conseguiu recuperar da desvantagem que trazia das rondas anteriores mas não chegou para o tão almejado título de campeão nacional, ficando a escassas 2 tacadas do vencedor. Tiago Ferreira também atleta da Vizelgolfe ficou com o 3ª lugar do pódio depois de um ano de paragem na modalidade.

Em Infantil Masculinos, categoria que que pela primeira vez é incorporada juntamente com as restantes categorias, o grande vencedor foi José Fontes do CMP, seguido por António Santiago (CML) e Rafael Ramalho (CMP). A alegria contagiante dos atletas mais novos da modalidade deu uma cor fantástica a um dia cinzento.

Na Categoria de Sénior Masculino, Sebastião Campos do CMP, sagrou-se Campeão Nacional de Seniores, seguido do Eduardo Salazar também do CMP e João Ferreira Atleta Vizelense da Vizelgolfe. Armindo Gonçalves (9º) e Alfredo Bravo (17º) fecharam a participação dos atletas da VZG nesta categoria.

NA categoria de Veteranos, António José Silva atleta da Vizelgolfe sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional de Veteranos, seguido de Carlos Paulo do CMP. Manuel Pinto também atleta da Vizelgolfe fechou com o seu 3º lugar o pódio. Justino Peixoto (4º), José Eduardo (5º), Domingos Ribeiro (7º) e Armando Lopes (8º) fecharam a classificação para os atletas da casa.

Fica a faltar a realização da Taça de Portugal em Outubro (ainda sem lugar definido), sendo certo que o Minigolfe regressa a Vizela durante os dias 15 e 16 de Setembro para a realização do XVIII Torneio das Festas da Cidade de Vizela, um dos mais prestigiados e concorridos torneios do panorama nacional.